LÚDIO COELHO: MATO GROSSO DO SUL É CAPAZ DE ABASTECER O MUNDO INTEIRO



O senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) disse hoje (dia 9), durante a homenagem do Senado ao 20º aniversário de criação de Mato Grosso do Sul, que o estado, cujas atividades principais são a pecuária e a agricultura, apresenta perspectivas excelentes de crescimento, sendo capaz de abastecer o mundo inteiro.

Lúdio Coelho destacou que, após a divisão do estado de Mato Grosso, a parte norte se desenvolveu e hoje é um grande produtor de gêneros alimentícios, contribuindo grandemente para a economia brasileira, o que deverá acontecer também com Mato Grosso do Sul.

O senador disse que, apesar das dificuldades momentâneas, acredita também no desenvolvimento do estado, sobretudo pela situação geográfica privilegiada e estratégica que tem, por fazer fronteira com a Bolívia e o Paraguai e estar ligado aos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.

Lúdio Coelho observou, por outro lado, que a construção da ponte sobre o rio Paraguai, ligando o Brasil à Bolívia, e a construção da usina termelétrica de Corumbá abrirão novas perspectivas para a área de influência da capital mato-grossense que, no passado, teve um papel econômico e social importante como base do abastecimento do norte do Mato Grosso e de parte da Amazônia.

Segundo o senador, a falta de conservação dos rios Cuiabá e Paraguai praticamente acabou com a navegação naquela região. No entanto, frisou, a proposta de recuperação do Porto de Corumbá resgatará a atividade economia, fazendo superar o atual isolamento regional.

Lúdio Coelho disse que sempre defendeu a aplicação de recursos federais na região para proporcionar uma integração com as populações das fronteiras brasileiras. A propósito, elogiou a proposta do governo de construção de rodovias e hidrovias ligando os dois estado a países latino-americanos, destacando que a medida transformará a região num centro desenvolvimento importante.



09/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚDIO COELHO ENALTECE OBRAS EM MATO GROSSO DO SUL

LÚDIO COELHO CRITICA AÇÃO DE SEM-TERRA EM MATO GROSSO DO SUL

Lúdio Coelho homenageia Roberto Campos em nome do Mato Grosso

Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso

CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul

TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL