Luiz Henrique aponta desafios da Comissão Senado do Futuro
Em pronunciamento nesta quarta-feira (2), o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) apontou os desafios que deverá enfrentar a Comissão Senado do Futuro. Instalada em setembro, a comissão, presidida pelo senador, deve promover discussões sobre grandes temas e sobre o futuro do país, bem além de aprimorar a atuação do Senado nessa questão.
- A comissão vai trabalhar para prospectar as posteridades a serem elegíveis para um Brasil de primeiro mundo, para um Brasil desenvolvido, para um Brasil sem as disparidades setoriais e regionais que nós temos hoje – disse o presidente.
Luiz Henrique lembrou que, há não muito tempo, a “linha do futuro” era vista como a “linha do infinito”, ansiada, mas inacessível, o que fazia com que o foco ficasse sempre nas emergências e gerava conservadorismo e conformismo. O senador disse que, com o tempo, a humanidade evoluiu e essa visão tem mudado.
- Esse quadro vem mudando, extraordinariamente, com o rápido, estonteante e, cada vez mais, vertiginoso avanço do conhecimento humano, sobretudo na área da ciência e da tecnologia - afirmou.
Entre os assuntos que considera prioritários nos debates da comissão o senador enumerou as novas matrizes energéticas e um novo modelo de educação, baseada não apenas na meritocracia, mas também na busca de novos padrões.
Em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Paulo Bauer (PSDB-SC) felicitaram Luiz Henrique pela missão de comandar a nova comissão permanente do Senado.
02/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão Senado do Futuro debate desafios do ensino superior
Luiz Henrique: o novo Código Florestal 'balizará o futuro do país'
Luiz Henrique: relatório do Código Florestal corrige erros do passado e cria 'direito ambiental para o futuro'
Luiz Henrique aponta efeitos positivos da descentralização na economia de SC
Luiz Henrique aponta principais gargalos do desenvolvimento nacional
Luiz Henrique é eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos