Luiz Henrique aponta principais gargalos do desenvolvimento nacional



O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) manifestou nesta quarta-feira (16), em Plenário, seu apoio ao setor industrial brasileiro, citando os principais problemas que, em sua avaliação, entravam o seu desenvolvimento e impedem o Brasil de crescer em ritmo adequado.

Luiz Henrique afirmou que a carga fiscal de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais óbices que impedem o Brasil de caminhar para o efetivo desenvolvimento e para a redução das desigualdades regionais e sociais.

O parlamentar citou também os juros elevados praticados pelo setor bancário no Brasil, os problemas da valorização cambial — que reduz a competitividade dos produtos nacionais — e dos baixos investimentos em infraestrutura.

— Os investimentos públicos [em infraestrutura] no país, não obstante todo o esforço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mal chegam a 2% do PIB, quando deveriam situar-se em 5% — disse ele, lamentando também o baixo nvestimento em inovação, ciência e tecnologia.

Ao comentar a 15ª Marcha dos Prefeitos, Luiz Henrique criticou a excessiva concentração de recursos tributários nos cofres da União e defendeu a realização urgente de uma reforma no pacto federativo.



16/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim aponta principais gargalos na interiorização da saúde

Luiz Henrique aponta efeitos positivos da descentralização na economia de SC

Luiz Henrique aponta desafios da Comissão Senado do Futuro

Luiz Henrique comemora índices de desenvolvimento de Santa Catarina

Luiz Henrique quer descentralização econômica para incentivar desenvolvimento

Luiz Henrique diz que livro de brasilianista é fundamental para entender desenvolvimento do país