Luiz Henrique aponta efeitos positivos da descentralização na economia de SC



O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) destacou, em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12), os efeitos positivos da descentralização no desenvolvimento econômico e social do seu estado.
- Se alguém tem dúvida de que a descentralização é o caminho para o desenvolvimento, que vá a Santa Catarina - disse o senador.

Segundo Luiz Henrique, em oito anos de gestão descentralizada, a economia catarinense dobrou, a receita triplicou e o comércio exterior cresceu cinco vezes. Como resultado disso, o estado cresceu 4,2% no ano passado. Isso é quase o dobro do crescimento nacional em 2013, que foi de apenas 2,3%, assinalou.

Luiz Henrique disse que também na Justiça os efeitos da descentralização são positivos, como mostram os números da  Câmara Regional Especial de Justiça da cidade de Chapecó: instalada em 2008, essa câmara descentralizada já fez 20.075 julgamentos por acórdãos e 5.777 sentenças por despacho.

No passado, a câmara recebeu 488 processos, enquanto nenhuma câmara civil centralizada em tribunal recebeu mais de 250 processos. Isso mostra a boa aceitação da população, na opinião do senador.

- A descentralização contribui para o desenvolvimento regional, promovendo a interiorização da população, gerando oportunidade de emprego no interior. A descentralização é a saída para a insatisfação popular; é a saída  para o desenvolvimento, para o emprego, para a geração de renda; é a saída contra a imobilidade urbana dos grandes centros - afirmou o senador.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique: descentralização da economia chinesa serve de exemplo para o Brasil

Luiz Otávio aponta resultados positivos da economia paraense

Luiz Henrique defende a descentralização do Brasil

Luiz Henrique quer descentralização econômica para incentivar desenvolvimento

Luiz Henrique defende descentralização administrativa e novo pacto federativo

Luiz Henrique aponta principais gargalos do desenvolvimento nacional