Luiz Henrique: debate do ICMS sobre importações deve buscar ‘crescimento harmônico’



Em discurso nesta terça-feira (6), o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) disse que não se deve demonizar as importações, que colaborariam com a modernização da indústria brasileira. Ele reconheceu, porém, que algumas importações são nocivas à economia do país, por comprometerem a geração de emprego e promoverem a desindustrialização.

Luiz Henrique disse que o Senado pode dar sua colaboração para resolver a questão, analisando o Projeto de Resolução (PRS) 72/2010, que uniformiza a alíquota de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), nas operações entre os estados com bens e mercadorias importados do exterior.

Segundo o senador, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que as importações ainda estão concentradas em São Paulo, que respondeu por 36% do total do país em 2011. Ele alertou para que não se crie uma “concentração ainda maior na economia brasileira”.

O senador pediu que a análise do PRS 72/2010 não seja “contra ninguém”, mas que garanta o crescimento harmônico do país. Reconhecendo a importância de São Paulo, ele pediu oportunidades para estados como Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará.

– O Brasil carece de políticas industriais e de desenvolvimento regional. Não podemos ter nichos de riqueza e bolsões de pobreza – disse o senador.



06/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique: o Brasil precisa adotar política seletiva de tarifação das importações

Luiz Henrique propõe debate sobre queda de qualidade das universidades brasileiras

Luiz Henrique destaca importância da Embrapa no crescimento da agropecuária

Mudança na cobrança do ICMS pode rachar base do governo, alerta Luiz Henrique

Luiz Henrique apela por Santa Catarina e pede ‘sensatez’ na votação de projeto que unifica a cobrança de ICMS

Governo quer que reforma tributária comece com redução imediata do ICMS sobre importações