Luiz Henrique propõe debate sobre queda de qualidade das universidades brasileiras
Ao comentar em Plenário, nesta quinta-feira (3), notícia veiculada na imprensa brasileira sobre o rebaixamento da Universidade de São Paulo (USP) em ranking mundial de universidades, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), manifestando sua preocupação com a qualidade do ensino superior no Brasil em relação aos países desenvolvidos, sugeriu a realização de uma audiência pública na Comissão Senado do Futuro para discutir o problema.
Luiz Henrique apresentou a proposta da reunião, após questionar em seu discurso quais seriam as causas do desempenho ruim das universidades brasileiras.
Em sua opinião, será importante que a Comissão Senado do Futuro convide o próprio diretor da entidade inglesa Times Higher Education, responsável pela elaboração dos ranking mundial de universidades, para, se possível, apresentar sugestões para a melhoria da qualidade do ensino superior no país.
Para Luiz Henrique, não há justificativa para um país como o Brasil, que possui a sétima economia do planeta, não possuir um ensino superior de alta qualidade, em padrão equivalente ou pelo menos próximo ao das melhores instituições do mundo.
— A publicação desse ranking da Times Higher Education é algo que nós dá grande preocupação. É algo que nos faz meditar que realmente nós temos que investir na educação, fazer uma cruzada pela educação, transformar as nossas universidades em centros que não sejam só de ensino, como geralmente são, mas centros de ensino, de pesquisa e de extensão, centros integrados com as suas comunidades, com as suas realidades, buscando soluções para suas comunidades, como as universidades da Califórnia buscaram para produzir esse maravilhoso centro de microeletrônica, de informática, de telemática que se encontra naquele estado norte-americano — disse.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) relacionou o desempenho ruim do ensino superior à má qualidade da educação básica pública no país. No mesmo sentido, Cyro Miranda (PSDB-GO) atribuiu o problema à falta de investimentos no ensino fundamental e médio, bem como à demora do governo federal em implementar o Plano Nacional de Educação.
03/10/2013
Agência Senado
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