Luiz Henrique defende restabelecimento do texto Código Florestal aprovado pelo Senado



O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) defendeu, em discurso nesta quinta-feira (10), o restabelecimento do texto do projeto do novo Código Florestal aprovado no Senado. Para ele, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados é “uma peça afetada por doença grave, que precisa de remédios excepcionais e cirurgias eficientes”.

- Se o conjunto de palavras que compõem esse projeto fosse uma floresta, operou-se na Câmara um grande desmatamento. Dos 78 dispositivos que aprovamos, foram suprimidos 23. Mais de 30% do que foi aprovado aqui foi objeto de supressão – criticou o senador.

Para restabelecer pontos que faziam parte do acordo de votação do projeto no Senado, Luiz Henrique e o senador Jorge Viana (PT-AC), relatores da matéria à época em que tramitou na Casa, apresentaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 123/2012, resgatando o que foi suprimido na Câmara.

Luiz Henrique afirmou que os trechos que foram suprimidos são “absolutamente contrários” aos próprios interesses da produção. Ele citou como exemplos o estabelecimento do limite de preservação à beira de rio, reduzido pelo Senado e ampliado pela Câmara, e o tratamento aos manguezais. O senador lamentou que o capítulo que disciplinava essa matéria “com um cuidado extraordinário” e para ele estabelecia a medida certa entre preservação e produção tenha sido revogado pela Câmara.

Luiz Henrique pediu o apoio de seus colegas para a aprovação do projeto, argumentando que o país precisa de uma lei duradora e autoaplicável e que não venha a ser contestada nos tribunais.

- Queremos uma lei que sirva àquilo que nós queremos: a preservação dos nossos bens meio ambientais e a garantia da produção agrícola no nosso país – disse o senador.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana defende texto do Código Florestal aprovado no Senado

Cassol defende texto do Código Florestal aprovado na CMA

Luiz Henrique será o relator do Código Florestal na CRA

Luiz Henrique, relator da MP do Código Florestal, diz que buscará o consenso

Luiz Henrique finaliza relatório do novo Código Florestal

CCJ discute mudanças no relatório de Luiz Henrique ao Código Florestal