Jorge Viana defende texto do Código Florestal aprovado no Senado



O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu, nesta terça-feira (10), o texto do novo Código Florestal aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado (PLC 30/2011) e fez um apelo à Câmara dos Deputados para que não ceda a “posicionamentos mais extremados”. O Brasil, segundo ele, deve seguir como exemplo de legislação ambiental para o mundo.

– O Brasil se viu diante de uma situação inusitada de ter uma legislação exemplar no mundo e ter uma realidade de mau exemplo. Quando o olhar ia para a paisagem brasileira, para o que ocorria nos biomas do Brasil, havia um distanciamento enorme entre a realidade e o que previa a legislação – comentou o senador.

Segundo avaliou Jorge Viana, o posicionamento de “segmentos mais radicais” fez com que o Senado recebesse uma proposta “conflituosa” para o Código Florestal, mas a Casa conseguiu elaborar regras capazes de conciliar a defesa das florestas com a segurança jurídica necessária para a produção de alimentos.

– Que o texto alcançado no Senado possa ser votado, e o Brasil tenha como cartão de vista na Rio+20 [Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável] uma legislação que sirva de referência para o mundo.

O senador defendeu a reestruturação da administração de florestas no Ministério do Meio Ambiente depois da aprovação do Código. Ele disse esperar que a ministra Izabella Teixeira continue trabalhando pela agenda da Rio+20 e em defesa da revisão do Código Florestal.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) comentou que o texto do Senado “se não é o melhor, é o possível”, e classificou como indispensável o consenso em torno da matéria.



10/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana defende veto de Dilma ao Código Florestal aprovado pela Câmara

Luiz Henrique defende restabelecimento do texto Código Florestal aprovado pelo Senado

Cassol defende texto do Código Florestal aprovado na CMA

Jorge Viana defende implementação do Código Florestal

Jorge Viana: ruralistas radicais cometeram grande erro com Código Florestal aprovado na Câmara

Jorge Viana defende veto ao novo Código Florestal