Luiz Henrique protesta contra ameaça de desativação de serviço da Embrapa
A ameaça de fechamento da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Campinas (SP), dedicado à gestão territorial estratégica baseada em informações de satélites, motivou protestos do senador Luiz Henrique (PMDB-SC). A informação - publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo - foi levada ao Plenário nesta sexta-feira (18) pelo parlamentar, que também já aproveitou para elogiar a reação imediata do ministro da Agricultura e Pecuária, Wagner Rossi, no sentido de determinar a manutenção dessa unidade.
Segundo informou Luiz Henrique, esta equipe da Embrapa desenvolveu, entre outros, sistemas inéditos de monitoramento de queimadas e desmatamento na Amazônia, controle da febre aftosa na faixa de fronteira, mapeamento da irrigação no Nordeste. O peemedebista ressaltou ainda que a estruturação desse serviço começou com a assinatura de um convênio de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia entre o Brasil e a China durante o governo José Sarney.
-Firmamos, então, um compromisso bilateral pelo qual Brasil e China construiriam dois satélites de observação terrestre. Aquele processo permitiu o controle da devastação florestal, um monitoramento extraordinário de todo o meio ambiente do país e a instalação de uma rede de sensoriamento remoto, posicionada desde a base brasileira na Antártida até a base de Alcântara - explicou Luiz Henrique, que era ministro da Ciência e Tecnologia na época.
Foi graças a iniciativas como essa, assinalou em seguida, que o site da Embrapa alcançou a marca de um milhão de acessos diários. Em aparte, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou o alerta feito por Luiz Henrique e a "diligente" ação do ministro Wagner Rossi de "parar com essa involução tecnológica que estava prestes a acontecer sem o conhecimento da Nação".
18/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Henrique destaca importância da Embrapa no crescimento da agropecuária
Papaléo protesta contra ameaça de rebaixamento do Paysandu
Ana Júlia protesta contra ameaça de juiz desportivo
CAFETEIRA PROTESTA CONTRA AMEAÇA DE CORTE NAS EMENDAS DOS PARLAMENTARES
Luiz Henrique condena massacre e pede sanções contra a Síria
(Flash) - Fernando Henrique repassa R$ 35 milhões para desativação da Casa de Detenção e construção