Ana Júlia protesta contra ameaça de juiz desportivo



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) protestou veementemente contra a ameaça pública do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Sérgio Zveiter, de suspender o Payssandu Sport Clube do Campeonato Brasileiro de Futebol. A ameaça foi feita após decisão judicial que favoreceu o presidente do clube, deputado estadual Arthur Tourinho, que obteve liminar na Justiça comum suspendendo punição determinada pelo mesmo STJD contra ele.

Ana Júlia explicou que o STJD suspendeu o presidente do Payssandu porque este teria ofendido diretores da Federação Paraense de Futebol durante o Campeonato Estadual. Ela disse que Arthur Tourinho obteve liminar na Justiça comum suspendendo a punição, recorrendo a um direito assegurado a qualquer cidadão pelos artigos 5º, XXXV e 217, parágrafo 1º, da Constituição federal.

- Na esteira das declarações intimidadoras de Zveiter, vários clubes, Corinthians e Ponte Preta pelo menos, começaram a ingressar com recursos junto ao STJD, requerendo os pontos dos jogos disputados com o Payssandu pois, supostamente estando o presidente do clube suspenso pelo tribunal, mesmo a decisão estando pendente na Justiça, este não poderia assinar contratos de jogadores. Ora, se não existe nenhuma atitude antidesportiva praticada pelo Payssandu na competição, como aceitar a ameaça de punição bradada por Sérgio Zveiter? - questionou.

Para a senadora, toda essa história esconde um movimento para, tomando os pontos do Payssandu conquistados em campo, evitar o rebaixamento de um dos membros do Clube dos 13, -que atualmente esteja colhendo resultados pífios nos gramados-. Ela ainda lembrou que o time paraense possui hoje uma das maiores médias de público em todo o Campeonato Brasileiro.

Ana Júlia informou que o Ministério Público no Pará ingressou com uma ação cautelar para impedir a suspensão do Payssandu do Campeonato Brasileiro, obtendo liminar nesse sentido, concedida pela juíza Rosileide Filomeno.



27/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo protesta contra ameaça de rebaixamento do Paysandu

Ana Júlia protesta contra mudança em projeto de urbanização em Belém

Ana Júlia protesta contra decisão judicial que despejou sem-terra

CAFETEIRA PROTESTA CONTRA AMEAÇA DE CORTE NAS EMENDAS DOS PARLAMENTARES

Luiz Henrique protesta contra ameaça de desativação de serviço da Embrapa

Ideli protesta contra utilização de adesivo contra Lula: "é preconceituoso"