Luiz Otávio anuncia a possibilidade da descoberta de gás e petróleo no litoral Norte



O senador Luiz Otávio (sem partido-PA) registrou nesta segunda-feira (dia 5) o início, na semana passada, da última etapa da pesquisa sobre a existência de petróleo e gás na costa Atlântica do litoral Norte, especialmente no Pará e no Amapá. Segundo o senador, dentro de 90 dias será divulgado o resultado das perfurações. Ele esclareceu que um consórcio internacional, liderado pela empresa BP Brasil, vem realizando uma série de estudos desde 1999 no chamado Cone Amazônico, no Nordeste de Macapá, onde técnicos apontam a existência de uma gigante bacia sedimentar, propícia para o desenvolvimento de hidrocarbonetos.

Luiz Otávio informou que a área pesquisada mede 39 mil quilômetros quadrados, o que equivale ao território da Inglaterra. De acordo com o senador, a notícia reacende um grande sonho de encontrar petróleo no arquipélago do Marajó. Já no final da década de 70, ministros do ex-presidente Ernesto Geisel implementaram estudos que não confirmaram a presença de petróleo e que foram retomados uma década depois pelo ex-presidente José Sarney. "Foi o que possibilitou os avanços de hoje", disse Luiz Otávio.

Para o parlamentar, a confirmação da existência de petróleo e gás significará um salto de desenvolvimento para a região, com a criação de empregos e empresas. Luiz Otávio afirmou que o governo do Pará vem realizando grandes obras de infra-estrutura para preparar o estado para um "boom desenvolvimentista".

05/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Petrobras anuncia descoberta de petróleo em Sergipe

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo em Angola

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Bacia Sergipe-Alagoas

Petrobras anuncia descoberta de petróleo leve em águas ultraprofundas de Sergipe

Luiz Otávio homenageia 65 anos do Instituto Agronômico do Norte

LUIZ OTÁVIO: HIDROVIAS SÃO CAMINHOS NATURAIS NA REGIÃO NORTE