Luiz Otávio homenageia 65 anos do Instituto Agronômico do Norte



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) prestou homenagem ao Instituto Agronômico do Norte, também conhecido como Embrapa Amazônia Oriental, pelo 65º aniversário da instituição, comemorado este mês. O parlamentar agradeceu os "serviços brilhantes" prestados pela instituição ao estado do Pará e ao Brasil. Segundo ele, o instituto tem cumprido integralmente os objetivos de unir o equilíbrio ambiental, o desenvolvimento social e o fortalecimento do agronegócio.

A instituição foi incorporada, em 1973, à estrutura da então nascente Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, naquela época, já era a primeira entidade brasileira dedicada à pesquisa agropecuária referente à zona equatorial, lembrou Luiz Otávio. Ele ressaltou a incorporação de inovações tecnológicas pelos produtos agrícolas e pecuários na busca por ganhos de produtividade e na redução de danos ambientais. "Conjugando ciência e produção, poucas instituições no Brasil, e mesmo no mundo, podem se igualar à Embrapa", defendeu.

O senador divulgou dados que comprovam a atuação da Embrapa no país: a produção de carne bovina triplicou; a de carne de frango decuplicou; a de leite passou de 7,5 bilhões de litros anuais para 21 bilhões, além da ampliação da produção de hortaliças de 9 milhões para 15,7 milhões de toneladas anuais. Por fim, Luiz Otávio destacou os programas de melhoramento da agricultura familiar, como o mestrado em Agricultura Familiar e o projeto de eliminação de queimadas, que, para o parlamentar, são "essenciais para a integração social de seus agentes e a redução dos desequilíbrios sociais."



17/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição comemora 121 anos do Instituto Agronômico

Agricultura: Instituto Agronômico comemora 119 anos

Agricultura: Instituto Agronômico de Campinas festeja 119 anos com lançamento de selo

LUIZ OTÁVIO: HIDROVIAS SÃO CAMINHOS NATURAIS NA REGIÃO NORTE

Luiz Otávio elogia apoio do Basa à economia da Região Norte

Luiz Otávio anuncia a possibilidade da descoberta de gás e petróleo no litoral Norte