Luiz Otávio destaca criação do Conselho Nacional do Idoso



O senador Luiz Otávio (PPB-PA) destacou a importância da instalação, no último dia 1º, do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI). Na solenidade de instalação do órgão, relatou o senador, o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, enfatizou que o país vem gradualmente envelhecendo e precisa tratar seus idosos "com dignidade, gratidão, respeito e sentido de justiça".

O parlamentar ressaltou que o Brasil conta com um ordenamento jurídico voltado para a terceira idade, lamentando a falta de aplicação de políticas públicas eficazes e continuadas que beneficiem este segmento da sociedade. Luiz Otávio lembrou o papel fundamental do Estatuto do Idoso, que tem o objetivo de assegurar aos velhos as condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Para Luiz Otávio, mesmo com uma legislação específica sobre o assunto, é imprescindível a criação de novas estruturas sociais que poupem os idosos brasileiros de passar por humilhações, como as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a precariedade do atendimento hospitalar e ambulatorial e a falta de infra-estrutura das cidades brasileiras.

O parlamentar lembrou que o Brasil tem hoje aproximadamente 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos - o que representa mais de 10% da população do país - tendo esse número dobrado em pouco mais de uma década. Na avaliação do senador, esses números representam um sinal evidente de que os idosos exigirão mais amparo da sociedade produtiva jovem.

- Saudar nossos concidadãos mais velhos é um dever de reconhecimento. Numa sociedade justa, todas as faixas etárias devem ter seu lugar digno e seguro. Assim como temos que amparar a infância, para que se torne adulta responsável e socialmente útil, devemos amparar a velhice, para que possa colher os frutos do que plantou em sua vida de trabalho, ao mesmo tempo em que lhe seja possível contribuir na medida da experiência acumulada - concluiu.




09/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio destaca aprovação do Estatuto do Idoso

Quintanilha pede ao ministro da Justiça a criação do Conselho Nacional do Idoso

CONSELHO DE ÉTICA OUVE LUIZ OTÁVIO

CONSELHO DE ÉTICA OUVE LUIZ OTÁVIO NA 4ª FEIRA

CONSELHO DE ÉTICA OUVE LUIZ OTÁVIO NA 4ª FEIRA

CONSELHO DE ÉTICA OUVE DEFESA DE LUIZ OTÁVIO