Luiz Otávio destaca aprovação do Estatuto do Idoso



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) registrou a aprovação do Estatuto do Idoso pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quarta-feira (28), instrumento que, na sua opinião, fortalecerá a defesa dos direitos dos idosos em todo o país. O projeto deverá ainda ser examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Para o parlamentar, a preocupação com os mais velhos tem como principal motivo o deficiente amparo prestado a eles, agravado pelo fato de os idosos representarem parcela cada vez maior da população brasileira. Entre 1991 e 2000, o número de pessoas com 60 anos ou mais subiu de 10,7 milhões para 14,5 milhões, o que representa um aumento de 35,5% em apenas nove anos, observou o senador.

- É aí que está a importância de um instrumento legal que consolide as regras existentes de proteção às pessoas de mais idade, como o Estatuto do Idoso - disse Luiz Otávio.

Citando estatísticas apresentadas pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em Plenário, Luiz Otávio afirmou que, no ano passado, pelo menos 15 mil brasileiros com mais de 60 anos foram vítimas dos mais variados tipos de violência, como o espancamento e a tortura. Ele ressaltou, ainda, que 32% dos idosos atendidos em hospitais públicos foram vítimas de algum tipo de agressão, praticada em 90% dos casos pelos próprios parentes.

- Está na hora de reverter essa situação grotesca. Nossos pais e nossos avós construíram esta nação. A criação do Estatuto do Idoso será a formatação do diploma legal, que terá por escopo assegurar a proteção integral aos idosos no país.



30/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio pede aprovação do Estatuto dos Garimpeiros

Luiz Otávio destaca criação do Conselho Nacional do Idoso

Renan pede aprovação do estatuto do idoso

Luiz Otávio pede aprovação de MP que beneficia estados exportadores

Paim ressalta importância da aprovação do Estatuto do Idoso

Paulo Paim comemora aprovação do Estatuto do Idoso