Luiz Otávio elogia lançamento, pelo governo federal, do Projeto Alvorada



O senador Luiz Otávio (sem partido - PA) elogiou o lançamento, pelo presidente da República, do Projeto Alvorada, que prevê investimentos em infra-estrutura nas áreas mais carentes do Brasil. O parlamentar registrou que, na próxima terça-feira (dia 10), o ministro da Saúde, José Serra, irá ao Pará dar início ao projeto, que beneficiará municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo.

De acordo com o senador, 83 dos 143 municípios do Pará serão beneficiados pelo Projeto Alvorada. O Estado receberá mais de R$ 200 milhões, dos R$ 11,5 bilhões destinados ao projeto em sua primeira fase. Os recursos serão utilizados para saneamento e educação, com ênfase na construção de redes de esgotos e de captação e distribuição de água.

- Na Educação, haverá recursos não somente para a bolsa-escola como para a melhoria da estrutura da escola e do próprio nível de ensino - disse o senador, ressaltando que serão atingidos 2,2 milhões dos seis milhões de habitantes paraenses. Entre os objetivos do projeto, estão a inclusão de todas as crianças na Escola e a erradicação do trabalho infantil.

Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) afirmou que o projeto "tem um alcance inestimável". Ele lamentou, contudo, que em seu estado tenham ficado de fora do projeto "municípios mais pobres do que os contemplados". E acrescentou que "o avanço foi muito grande, mas devemos olhar ainda essas discrepâncias".

Luiz Otávio disse que pleiteia, também no Pará, a inclusão de municípios de menor desenvolvimento social criados depois do levantamento feito pelo IBGE que identificou as cidades a serem beneficiadas pelo Projeto Alvorada.

O representante do Pará no Senado sublinhou que o Estado tem uma grande necessidade de investimentos em infra-estrutura. Citou emenda constitucional que apresentou, ampliando a base de arrecadação para o Fundo Constitucional do Norte (FNO). Segundo ele, o grande debate havido sobre a matéria no plenário do Senado contribuiu para seu melhoramento, com as emendas a ela apresentadas pelos senadores Waldeck Ornelas (PFL-BA) e Romero Jucá (PSDB-RR).

06/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio pede retomada de obras do Projeto Alvorada no Pará

Jucá elogia lançamento do projeto Inova Empresa, do governo federal

Luiz Otávio elogia governo de Almir Gabriel

Luiz Otávio elogia planejamento do governo para política industrial

Luiz Otávio elogia governo do Pará e diz que confia no futuro do estado

Luiz Otávio elogia decisão do governo de incentivar a produção da fécula de mandioca