Luiz Otávio elogia decisão do governo de incentivar a produção da fécula de mandioca



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) elogiou nesta sexta-feira (20), em discurso no Plenário, a decisão do governo federal de incentivar a produção de fécula de mandioca no Pará. O senador acredita que organizações como a Câmara da Mandioca, instalada pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no Pará, na última semana, podem transformar o estado e o Brasil em um grande produtor de fécula, como é chamada a mandioca em pó. Para o senador, movimentação nesse sentido pode ser a solução para diversos problemas econômicos, unindo interesses da população com os do governo e os do mercado mundial.

Luiz Otávio disse que a fécula de mandioca é um insumo que vem sendo consumido em todo o mundo, inclusive para a prospecção de petróleo, como forma de proteger caros equipamentos usados nessa atividade. Na opinião do senador, o Brasil precisa se organizar, formar cooperativas, de forma a dar "um grande passo" no sentido da produção da mandioca para exportação.

- Sempre usamos no Pará a mandioca para consumo local. Hoje, a fécula até substitui o trigo em relação na confecção do pão. A disseminação do uso da fécula de mandioca terá o poder de transformar a sociedade paraense, aumentará a renda familiar e gerará empregos - opinou Luiz Otávio.

O senador acredita que o incentivo à produção de mandioca pode inclusive solucionar o problema do Movimento dos Sem-terra no estado, uma vez que há no Pará "milhares de quilômetros quadrados de terras degradadas, sem utilidade" e que poderiam ser usadas para o plantio da mandioca por pessoas que precisam de locais para praticar a agricultura.

Luiz Otávio afirmou ainda ser necessário confiar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e em seus ministros. O senador espera que o Ministro dos Transportes, Anderson Adauto, confirme o mais breve possível a estadualização dos portos do Pará. O documento determinando a estadualização já estava pronto mesmo antes da eleição presidencial, em 2002, segundo Luiz Otávio, mas até hoje o processo não foi encerrado, destacou o senador.

O senador pelo Pará lembrou que esses portos são estratégicos para o Brasil, uma vez que podem permitir, por exemplo, o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste para os Estados Unidos. Disse ainda que a assinatura dessa estadualização, que permitirá a revitalização dos portos do estado, é uma medida que o governo pode tomar a favor do Pará e do Brasil sem qualquer custo.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) disse ser "encantado" pelo Pará, estado com grande riquezas. Afirmou que o Maranhão é um estado irmão, já tendo inclusive ambos formado uma única entidade federativa. Lobão garantiu que os dois estados prosseguirão juntos seus caminhos em busca da prosperidade.



20/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio elogia governo de Almir Gabriel

Luiz Otávio elogia planejamento do governo para política industrial

Luiz Otávio elogia governo do Pará e diz que confia no futuro do estado

CAE discutirá projeto que prevê adição de fécula de mandioca à farinha de trigo

Luiz Otávio elogia lançamento, pelo governo federal, do Projeto Alvorada

Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará