Luiz Otávio pede continuidade das ações da Vale na área social
De acordo com o parlamentar, as preocupações vêm do fato de, em entrevista na TV, o novo presidente ter falado muito objetivamente apenas nos aspectos econômicos e financeiros relativos à empresa. Luiz Otávio recordou que um dos momentos mais tentos da relação da Vale com o governo do Pará deu-se logo após a privatização, quando a companhia privilegiava apenas o resultado econômico, não tratando de assuntos referentes à área social.
A gestão do embaixador, afirmou o representante do Pará, também iniciou-se de forma tensa, chegando a gerar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa do Estado e multas, aplicadas pelo governo paraense, que ultrapassaram R$ 40 milhões.
- Mas o embaixador refletiu, reuniu sua diretoria e, nos últimos dois anos, a empresa viu a necessidade de agir também na área social no Pará - afirmou Luiz Otávio. Ele acrescentou que a exploração do minério de ferro e da bauxita têm grande influência na economia dos municípios paraenses, motivo pelo qual a Vale tem uma "relação muito próxima com comunidades" do estado.
Atualmente, destacou o parlamentar, a companhia tem várias ações no estado, como o Fundo de Desenvolvimento, em parceria com o governo, voltado para a área social. Luiz Otávio ressaltou que o fundo, como toda a administração do governador Almir Gabriel, tem "objetivos claros".
O senador ressaltou que tanto o governo do Pará quanto a bancada do estado no Congresso estão atentas para garantir a continuidade das atividades sociais da Vale.
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ OTÁVIO PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE A VALE DO RIO DOCE
LUIZ OTÁVIO PEDE QUE VALE DO RIO DOCE AJUDE A GERAR EMPREGOS NO PARÁ
LUIZ OTÁVIO REGISTRA PROTESTO CONTRA VALE DO RIO DOCE
VALE DO RIO DOCE DEVERÁ SER INVESTIGADA EM CPI DA CÂMARA, REGISTRA LUIZ OTÁVIO
Luiz Otávio diz que não aceitará pólo siderúrgico da Vale fora do Pará
LUIZ OTÁVIO QUER QUE O GOVERNO PRESTE ESCLARECIMENTOS SOBRE A VALE