Luiz Otávio pede informações sobre níveis de radiação em Monte Alegre



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) anunciou nesta quinta-feira (28), em Plenário, que está apresentando requerimento de informações ao ministro de Minas e Energia, Francisco Gomide, para que seja esclarecida a questão dos níveis de radiação presentes em Monte Alegre (PA), onde, segundo reportagem da TV Globo , haveria incidência elevada de casos de câncer devido à proximidade de uma grande jazida de urânio. O parlamentar aproveitou para cobrar mais responsabilidade dos meios de comunicação, especialmente da televisão, porque -pode haver alarmismo na divulgação de informações incompletas e mesmo equivocadas-.

Luiz Otávio referia-se à edição do Globo Repórter do dia 30 de agosto. Segundo o senador, nesse dia, -ao que tudo indica-, houve uma transmissão nociva, que ocorre, observou, quando o conteúdo e a forma divulgados podem influenciar de maneira negativa a população, fazendo com que ela entre em pânico em conseqüência de notícias inverídicas ou difundidas de maneira equivocada.

O senador afirmou que, de fato, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais estima que, em uma área que abrange também o território dos municípios de Prainha e Alenquer, estaria a maior área de minério de urânio em grande concentração, -sem igual no mundo inteiro-. Mas, com base em informações a ele encaminhadas pelos vereadores de Monte Alegre, Luiz Otávio disse que nem a edificação de residências no local das jazidas nem o emprego de rochas contendo urânio na construção civil implicam para a população qualquer risco de contaminação radioativa.

Luiz Otávio acrescentou que as medições realizadas por equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear, em colaboração com geólogos e geofísicos da Universidade Federal do Pará, demonstraram que os níveis de radiação presentes em Monte Alegre não superam, por exemplo, os de uma cidade como o Rio de Janeiro ou os das áreas de Poços de Caldas e Araxá, ambas em Minas Gerais. A pesquisa, revelou, demonstrou que os números de Monte Alegre sobre a incidência de câncer são, quase todos, inferiores aos registrados na média geral dos municípios paraenses, -o que põe em dúvida, com veemência, as alegações de contaminação radioativa-.

O senador disse que os habitantes de Monte Alegre e seus familiares não podem continuar na intranqüilidade e sugeriu o exame do conteúdo da matéria do programa Globo Repórter para se saber se ela apresentou todos os lados da questão:

- Se este não for o caso, com o respeito que merece aquele canal de televisão, me permito sugerir, também, a apresentação de outro programa, no qual especialistas exponham a verdade sobre a questão da radiação natural em Monte Alegre - concluiu.



28/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio pede informações sobre Rodovia Belém-Brasília

Luiz Otávio destaca construção da usina de Belo Monte, no Pará

LUIZ OTÁVIO PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE A VALE DO RIO DOCE

Luiz Otávio pede decisão rápida sobre plebiscito no Rio de Janeiro

LUIZ OTÁVIO PEDE REFLEXÃO SOBRE PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Organização dos Estados Americanos pede informações sobre Belo Monte ao Brasil