Luiz Otávio quer aumentar compensação a estados por exploração mineral



O senador Luiz Otávio (PFL-DF) apresentou projeto de lei propondo o aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) de 3% para 5% a 10% do faturamento líquido da empresa exploradora. Ele argumenta que a maior parte dos lucros vai para as indústrias de extração e para as que transformam o minério em bens de consumo final, pouco restando para a área de onde saiu a matéria-prima.

"Um estado como o Pará, província mineral riquíssima, com jazidas e afloramentos dos mais diversos minerais valiosos, não pode mais continuar a ver seus recursos minerais serem usados para enriquecer outras áreas e outros países, deixando somente buracos no chão e trabalhadores sem melhoria social e, depois de alguns anos, uma vez terminada a exploração, também sem emprego", explica o senador.

Luiz Otávio cita como exemplo de grave exploração predatória o caso da empresa norte-americana Icome: após 20 anos explorando manganês na Serra do Navio, simplesmente abandonou a área, desempregando milhares de trabalhadores e deixando a província mineral devastada.

A exploração de jazidas minerais, acrescenta, implica ainda outros tipos de custos para os estados e municípios onde é realizada. Via de regra os poderes públicos despendem recursos na infra-estrutura que permite a instalação e operação de empresas mineradoras em seu território, como a construção de estradas e o fornecimento de energia, apontou. Além, disso, freqüentemente concedem isenção fiscal às indústrias.

"Por tudo isso, é justo e lógico que estados e municípios onde ocorra atividade de exploração mineral sejam condignamente remunerados por esses custos em que incorrem", afirma o senador.



04/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL QUER INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS DA COMPENSAÇÃO PELA EXPLORAÇÃO MINERAL

Ana Júlia quer aumentar "royalties" sobre exploração mineral

CAS examina dois projetos que elevam compensação financeira pela exploração mineral

Luiz Otávio quer estender regularização de móveis a estados e municípios

Luiz Otávio cobra compensação para exportadores

LUIZ OTÁVIO DEFENDE A EXPLORAÇÃO DAS 200 MILHAS MARÍTIMAS