Luiz Otávio quer sede da Eletronorte em Belém
O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) reivindicou nesta sexta-feira (29), em Plenário, a transferência da sede das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) de Brasília para a capital do estado do Pará, Belém. Ele apresentou projeto de lei nesse sentido, alegando não haver sentido manter a sede da empresa em Brasília, tendo em vista a sua importância para o desenvolvimento econômico e social da região Norte.
Para Luiz Otávio, o fato de a hidrelétrica de Tucuruí estar no estado do Pará vem reforçar a necessidade de a sede da Eletronorte ser transferida para Belém. A hidrelétrica terá, em 2006, a capacidade de gerar mais de oito mil megawatts, transformando-se na terceira maior do mundo. Hoje, observou, já beneficia 14 milhões de habitantes nos 360 municípios dos estados do Pará, do Maranhão e do Tocantins.
O senador pelo Pará reivindicou, ainda, a aprovação de um segundo projeto de interesse de seu estado, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em turno suplementar. A proposta, de autoria da senadora licenciada Marina Silva, impede a privatização da Eletronorte e da hidrelétrica de Tucuruí.
Luiz Otávio argumentou que todo o processo de alienação das empresas estatais que teve lugar no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso revela, nos dias de hoje, distorções importantes. Ele lembrou as transações envolvendo o Sistema Telebrás e a Companhia Vale do Rio Doce, que foram, a seu ver, negociadas a preços inferiores aos seus verdadeiros valores.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou compartilhar do otimismo do senador paraense sobre as perspectivas de desenvolvimento da região Norte, em função da hidrelétrica de Tucuruí.
29/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Otávio quer transferir sede da Eletronorte para Belém
Luiz Otávio pede informações sobre Rodovia Belém-Brasília
Luiz Otávio pede conclusão das obras do Hospital Sarah Kubitschek em Belém
Luiz Otávio quer universidade no sul do Pará
LUIZ OTÁVIO QUER AMPLIAR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DO FNO
LUIZ OTÁVIO QUER UNIVERSITÁRIOS NO INTERIOR DA AMAZÔNIA