Luiz Otávio quer universidade no sul do Pará



O senador Luiz Otávio (PPB-PA) registrou seu apoio, nesta quarta-feira (6), à proposta do deputado Haroldo Bezerra de criar a Universidade Federal do Sul do Pará, por desmembramento do campus avançado da Universidade Federal do Pará, que funciona em Marabá. O senador dirigiu-se ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza, para solicitar seu empenho na aprovação da proposta e ressaltou que nesta quarta a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto da Câmara que desmembra a Universidade Federal da Paraíba.

Segundo Luiz Otávio, desde a década de 70 a região sul do Pará registrou aumento populacional da ordem de 350%. Hoje a região conta com 39 municípios e mais de um milhão de habitantes. Esse quadro acarretou enorme demanda por infra-estrutura, disse o senador, lembrando que a região abriga a província mineral de Carajás, "enorme potencial de riqueza natural".

Luiz Otávio afirmou que a concentração de matrículas "é dramática e perversa", já que na capital estão matriculados 32.400 alunos, para somente 8.629 no interior. O campus de Marabá acolhe apenas 1.500 alunos, completou. Em apoio à proposta de Luiz Otávio discursaram os senadores Moreira Mendes (PFL-RO), Ademir Andrade (PSB-PA) e Carlos Bezerra (PMDB-MT). Moreira lembrou que a bancada da região Norte aprovou emenda ao orçamento deste ano reservando R$ 49 milhões em investimentos para as universidades públicas da região, mas a proposta foi rejeitada pelo ministro da Educação. Carlos Bezerra disse que Mato Grosso também dependia dessa verba. Ademir afirmou que a interiorização da universidade do Pará só tem se mantido pelo esforço da bancada paraense.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio quer transferir sede da Eletronorte para Belém

Luiz Otávio quer distribuição gratuita de remédios para doentes crônicos

LUIZ OTÁVIO QUER CONTRAPARTIDA DA ANA PARA REGIÕES RICAS EM RECURSOS HÍDRICOS

LUIZ OTÁVIO QUER RECURSOS PARA RENOVAÇÃO DA FROTA FLUVIAL DA AMAZÔNIA

Luiz Otávio quer política de emergência para castanha-do-pará

Luiz Otávio quer sede da Eletronorte em Belém