Luiz Otávio quer transferir sede da Eletronorte para Belém



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo, projeto do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) que determina a transferência da sede da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) de Brasília (DF) para Belém (PA). De acordo com o parlamentar, a empresa concentra 70% dos seus ativos no estado do Pará e é genuinamente do Norte, não havendo razão para mantê-la na capital federal.

Luiz Otávio diz que fazia sentido a Eletronorte ter sede em Brasília quando foi criada, em 1973, pois o país estava passando por um regime eminentemente centralizador, sob o jugo do presidente Emílio Garrastazu Médici. Além disso, explica ele na justificação da proposta, o setor elétrico era quase exclusivamente estatal e era importante que a empresa estivesse sediada na capital da República para assegurar estreito controle sobre suas atividades, visto que os meios de comunicação da época não eram -tão rápidos e confiáveis como são hoje-.

Além disso, afirma o senador, Brasília ainda estava em fase de consolidação, sendo vital atrair o máximo de atividades públicas de peso para a nova capital. -Hoje em dia as circunstâncias são muito diferentes. Procura-se estimular a descentralização sempre que possível. Nessas circunstâncias, cremos que é importante para a empresa, e para o estado do Pará, levar a sede da Eletronorte para Belém-, observa Luiz Otávio.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio quer sede da Eletronorte em Belém

Luiz Otávio pede informações sobre Rodovia Belém-Brasília

Luiz Otávio pede conclusão das obras do Hospital Sarah Kubitschek em Belém

Luiz Otávio quer universidade no sul do Pará

Luiz Otávio quer distribuição gratuita de remédios para doentes crônicos

LUIZ OTÁVIO QUER CONTRAPARTIDA DA ANA PARA REGIÕES RICAS EM RECURSOS HÍDRICOS