Luiz Otávio registra adiamento de desocupação de terras no Pará



O senador Luiz Otávio (sem partido-PA) informou em Plenário, nesta quinta-feira (dia 30), que o governador do Pará, Almir Gabriel, decidiu adiar por 120 dias o cumprimento dos mandados de reintegração de posse da Fazenda Cabaceira e da gleba Ampulheta, localizadas nas regiões sul e sudeste do estado e ocupadas há três anos por trabalhadores sem-terra.

Ao fazer essa comunicação, Luiz Otávio contestou denúncia feita pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA) nesta quarta-feira (dia 29), de que o governador havia enviado policiais militares para realizar o despejo nas áreas. Segundo Luiz Otávio, a tropa chegou a ser deslocada para Marabá naquele dia, mas, por volta das 15h, Almir Gabriel teria determinado seu retorno, com a intenção de negociar uma saída pacífica para a desocupação das terras, conforme explicou o senador paraense.

Ainda com base em notícia divulgada pela Agência JB, o parlamentar comentou que o governador tomou a decisão após o secretário especial de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, tê-lo alertado sobre a possibilidade de confronto entre policiais e sem-terra. E informou que, diante da dificuldade do governo estadual de conter os ânimos de proprietários e posseiros, Almir Gabriel já apelou ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sebastião Oliveira, para solucionar os problemas fundiários na região.

30/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy sugere a Luiz Otávio que peça adiamento da votação de sua indicação para o TCU

Luiz Otávio registra lançamento de livro de autora paraense

LUIZ OTÁVIO REGISTRA PROTESTO CONTRA VALE DO RIO DOCE

LUIZ OTÁVIO REGISTRA CONCESSÃO DE PRÊMIO AO JORNAL "O LIBERAL"

LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO

VALE DO RIO DOCE DEVERÁ SER INVESTIGADA EM CPI DA CÂMARA, REGISTRA LUIZ OTÁVIO