MACHADO DENUNCIA AGRESSÃO CONTRA EQUIPE DE JORNAL



O senador Sérgio Machado (PSDB-CE) manifestou sua indignação com o que chamou de "atos de barbárie" cometidos pelo prefeito do município de Hidrolândia (CE), Luis Antônio de Farias, do PFL, que investiu contra uma equipe de reportagem do jornal "O Povo", dando socos e pontapés no fotógrafo Marcos Studart e no motorista Valdir Gomes de Soares.
- As agressões aconteceram quando a equipe de "O Povo" apurava denúncias de agressões físicas a desafetos, superfaturamento de compras, uso de notas fiscais frias, entrega de cestas básicas somente com a apresentação do título de eleitor, e a proibição de que postos de saúde atendam seus supostos adversários. Antes de ser surpreendido pela fúria insana do prefeito, "O Povo" já havia colhido o depoimento de quarenta pessoas que teriam sido agredidas pelo chefe do Executivo municipal de Hidrolândia - disse.
Ele considerou a atitude do prefeito "completamente deplorável sob todos os primas do bom senso, da ética, da retidão de caráter, da responsabilidade e da sanidade mental".
Segundo Machado, as vítimas sofreram cortes e hematomas nos braços, peito, pernas e cabeça, depois que o prefeito, auxiliado por dois ajudantes, comandou as sessões de espancamento e tortura. O senador citou a Declaração de Chapultepec, documento assinado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que diz : "uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. Não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação".
- O Senado tem o dever de manifestar sua indignação a quaisquer atos que contribuam para a violência e impunidade dos agressores que ameacem as liberdades de expressão e de imprensa - observou o senador, ao se solidarizar com a direção e a redação do jornal. Para Machado, o Ceará e o Brasil não podem tolerar que atos dessa natureza se repitam.

24/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcos Guerra elogia equipe de jornal capixaba

Mãe denuncia agressão sexual a filho de quatro anos

Eduardo Siqueira Campos denuncia agressão a vereadora de Palmas

Denúncia de jornal gera impasse na CPI

Todos contra a agressão a Brasília

SATURNINO PROTESTA CONTRA AGRESSÃO EM PROGRAMA DE TV