Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco
O senador Marco Maciel (DEM-PE) anunciou em Plenário, nesta sexta-feira (21), que vai apresentar um projeto de lei para instituir 2010 como o Ano Nacional Joaquim Nabuco. Nesse ano será celebrado o centenário da morte de Joaquim Nabuco, conhecido como um dos defensores do fim da escravidão no país.
Segundo Maciel, o objetivo de sua proposta é estimular a reflexão sobre a obra e a vida do homenageado e "também sobre as grandes questões nacionais, sobretudo aquelas voltadas para o desenvolvimento social, político e institucional". Ele destacou que Nabuco foi político, escritor, diplomata e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, junto com Machado de Assis.
O senador lembrou que Nabuco, além de abolicionista, defendia a necessidade da instrução pública, "antevendo que não bastava dar liberdade aos escravos, mas também educação, como forma de garantir sua soberania". Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) declarou que, se no passado Nabuco havia sido abolicionista, se ainda estivesse vivo seria "educacionista". Já o senador Mão Santa (PMDB-PI) comparou Nabuco a Rui Barbosa.
Maciel recordou ainda que, alguns anos antes da assinatura da Lei Áurea em 1888, Nabuco afirmou que o fim da escravidão significaria a igualdade civil de todas as classes e, portanto, uma reforma social; significaria o trabalho livre e, assim, uma reforma econômica; significaria, no futuro, a pequena propriedade e, assim, uma reforma agrária; além de uma "reforma moral de primeira ordem".
O senador ressaltou ainda que Nabuco era partidário do fim do voto censitário, o qual restringia o direito de votar aos proprietários de terra, aos funcionários da Coroa e aos profissionais liberais com renda.
21/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco
Maciel propõe que 2010 seja o "Ano Nacional Joaquim Nabuco"
Marco Maciel quer transformar 2010 no Ano Nacional Joaquim Nabuco
Marco Maciel celebra memória de Joaquim Nabuco
TV Senado apresenta especial sobre Joaquim Nabuco
Homenagem a Joaquim Nabuco é adiada para maio