Marco Maciel quer transformar 2010 no Ano Nacional Joaquim Nabuco
Ao lembrar que no próximo ano transcorrerá o centenário da morte de Joaquim Nabuco, o senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria (PLS 561/07) que institui 2010 como o "Ano Nacional Joaquim Nabuco". Já aprovada pelo Senado, a matéria foi encaminhada à Câmara dos Deputados em julho de 2008.
Na avaliação do senador, converter 2010 em Ano Joaquim Nabuco é oferecer oportunidade para que a população conheça melhor a obra e reavive as bandeiras abolicionistas que foram objeto da luta do filho do ex-ministro da Justiça e ex-Conselheiro do Império, Nabuco de Araújo.
Joaquim Nabuco não defendia apenas a abolição dos escravos, mas combatia os efeitos negativos da escravidão, lembrou Marco Maciel. Em seu livro Minha Formação, destacou o senador, Nabuco destacava a importância de os ex-escravos serem educados.
Marco Maciel também citou a recente edição da Correspondência 1880-1905, publicada no Brasil e em Londres, contendo as cartas trocadas entre Joaquim Nabuco e Charles Allen, secretário da Sociedade Britânica contra a Escravidão. O senador diz que o livro demonstra que, para Nabuco, o Brasil só poderia se afirmar como Nação respeitando os valores constitutivos da civilização ocidental.
Ao final do pronunciamento, o presidente José Sarney opinou que "a grande mancha da história do Brasil é a escravidão". Ele declarou que apesar de terem sido apresentados inúmeros projetos de lei em favor da abolição, foi a palavra de Joaquim Nabuco que "conseguiu levantar a consciência do país e a abolição se tornou possível".
12/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maciel propõe que 2010 seja o "Ano Nacional Joaquim Nabuco"
Marco Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco
Marco Maciel celebra memória de Joaquim Nabuco
Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco
Senado homenageia Joaquim Nabuco
Senadores homenageiam Joaquim Nabuco