Maciel cobra mobilização para preparar comemoração dos 200 anos da independência do Brasil



O senador Marco Maciel (DEM-PE) cobrou nesta quarta-feira (16) uma mobilização do Congresso Nacional e da sociedade em geral para iniciar os preparativos da comemoração do bicentenário da independência do Brasil, que ocorrerá em 2022. Ele lembrou que apresentou, em junho de 2004, um Projeto de Resolução para a constituição de uma comissão com parlamentares das duas Casas com esse propósito. Maciel disse que, antes de comemorar, é preciso refletir sobre o passado e como o país evoluiu ao longo da história, a partir da independência em 1822.

- Estou vendo o tempo passar, a banda passar, e não vejo iniciativas articuladas no sentido de que se faça uma reflexão sobre os 200 anos da nossa independência. Memorar é lembrar. Comemorar é lembrar conjuntamente. Precisamos lembrar disso, não apenas para celebrar a data, mas sobretudo com o objetivo de tirar lições dos fatos ocorridos e verificar aquilo que foi positivo e que deve ser reforçado, e aquilo que não nos foi favorável. Isso também é uma forma de fazer um exercício coletivo de nacionalidade. Pensar o seu passado, o seu presente e o seu futuro - afirmou.

Maciel sugeriu que se aproveite os diferentes eventos históricos para promover essa reflexão, como foi o caso da comemoração dos 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil. Os senador assinalou que a vinda de Dom João VI precipitou a independência brasileira, pois trouxe consigo e implantou diversas instituições importantes para a construção do Estado e, conseqüentemente, de um país. Ele também disse que o centenário da primeira Constituição brasileira não foi adequadamente celebrado por falta de planejamento antecipado, diferentemente do que fizeram outros países, como os Estados Unidos, a Espanha e a França.

O senador lembrou ainda que Argentina, Chile e Colômbia já estão bastante adiantados na preparação dos seus respectivos bicentenários de independência, com comissões atuantes, diversos eventos realizados e outros já agendados. O projeto de Maciel já foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Estamos atrasados, no mínimo, em relação a um tema tão relevante. Se queremos construir uma nação democrática, aberta, justa, desenvolvida, com grande projeção no exterior, precisamos ter presente a necessidade de olhar a história. A história pode nos apontar os caminhos e, para isso, também é necessário que haja um esforço coletivo do governo e de toda a sociedade. Está na hora de pensarmos o bicentenário da independência e iniciarmos uma nova etapa do país olhando o passado como forma de iluminar o futuro. Isso é o que o Brasil precisa fazer já, agora - concluiu.



16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada proposta de comissão para preparar comemoração do Bicentenário da Independência

João Vicente Claudino cobra mudanças na educação para preparar mão-de-obra no Brasil

Brasil tem dez anos para se preparar para envelhecimento da população, diz Bird

Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

Para Garibaldi, independência do Judiciário antecipou a independência do Brasil

Serra participa da comemoração dos 50 anos da Toyota no Brasil