Maciel compara dados sobre desenvolvimento do Nordeste e pede mais investimentos na região
Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (8), o senador Marco Maciel (PFL-PE) afirmou que a região Nordeste do país precisa de investimentos públicos em virtude de estar defasada "em termos de desenvolvimento", se comparada com as demais regiões brasileiras. O senador discorreu sobre os problemas da região e informou que o candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin e o candidato à Vice-Presidência senador José Jorge (PFL-PE) lançaram na semana passada, em Recife (PE), a plataforma de governo da coligação PSDB-PFL em relação ao nordeste do país.
Maciel advertiu que a região Nordeste continua sendo a mais pobre e apresenta grandes desigualdades econômicas e sociais em todos os nove estados que a compõem. Maciel disse que, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil é de cerca de R$ 10 mil, o do Nordeste é de pouco mais da metade disso.
Na região, continuou o senador, apenas 36% dos trabalhadores ganham mais de dois salários mínimos e o nível de pobreza atinge 57% da população. Quanto à educação, acrescentou Maciel, o Brasil possui 8% da população com curso superior enquanto o Nordeste possui apenas 4,7%. A mortalidade infantil na região (38%) também é maior que a média brasileira (25%), destacou o parlamentar ao lembrar que o Índice de Desenvolvimento Regional do Nordeste (Ider) representa "apenas 31% do índice de desenvolvimento do país". Para que o Nordeste cresça e se desenvolva, Maciel disse serem necessários mais investimentos públicos, sobretudo da União.
- A região padece da falta de recursos privados e depende, portanto, muito de investimentos públicos. O que estamos vendo no Nordeste é justamente um quadro que significa a necessidade de investir mais na região, para que possamos melhorar esses índices que tanto comprometem um projeto homogêneo, orgânico, de desenvolvimento do país - analisou.
Maciel elogiou o programa da coligação PSDB-PFL para a região Nordeste e disse que o primeiro item da proposta é a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O senador também disse que o programa dá destaque às questões e problemas ambientais da região.
08/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maciel pede mais investimentos em educação
HUGO NAPOLEÃO PEDE MAIS INVESTIMENTOS NO NORDESTE
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE MAIS RECURSOS DO PRONAF PARA A REGIÃO NORDESTE
Subcomissão do Nordeste debate plano de desenvolvimento para a região
Wellington Dias relata atividades em prol do desenvolvimento da Região Nordeste
Marco Maciel pede investimentos no transporte ferroviário