LÚCIO ALCÂNTARA PEDE MAIS RECURSOS DO PRONAF PARA A REGIÃO NORDESTE



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) pediu uma atenção especial para o Nordeste na liberação dos recursos do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf). Ele afirmou que, apesar de mais de 52% do total das famílias beneficiadas pelo programa residirem na região, apenas 12% dos créditos liberados são para elas.
Outro apelo feito pelo senador foi no sentido de que os recursos incluídos como restos a pagar, referentes à agricultura familiar e ainda pendentes na execução orçamentária de 1999, sejam liberados. Ele explicou que há uma série de obras sendo executadas nos municípios que dependem deste dinheiro para serem concluídas.
- A agricultura familiar tem grande importância econômica e social pelo número de pessoas envolvidas nesta atividade. São 4 milhões de propriedades no Brasil e 24 milhões de trabalhadores. Quatro em cada cinco empregos gerados no campo vêm da agricultura familiar, que é responsável por 46% da produção de soja, 37% da produção de arroz, 66% da de algodão, 69% da produção de milho e 26% do rebanho bovino - informou Lúcio Alcântara.
O senador comentou as recentes medidas tomadas pelo governo federal com relação à agricultura familiar, entre elas o estabelecimento de melhores condições de financiamento para custeio e investimento, a criação do fundo de aval, que facilitará a liberação dos empréstimos, e o aumento das garantias do Tesouro para os financiamentos. Ele destacou ainda o anúncio de que a correção dos empréstimos do Pronaf será feita com base nos preços dos produtos com juros de 3% ao ano.
Em aparte, o senador Gérson Camata (PMDB-ES) elogiou a importância do Programa de Agricultura Familiar e defendeu que na discussão dos próximos orçamentos sejam aumentados os recursos para o Pronaf e também para o programa de eletrificação rural Luz no Campo, lançado pelo Ministério das Minas e Energia. "São programas importantes que atingem aqueles que não fazem passeatas, não gritam, não quebram ônibus, não invadem repartições públicas, mas estão ali trabalhando", comentou.

23/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara tem propostas para o crescimento do Nordeste

LÚCIO ALCÂNTARA QUESTIONA PROGRAMA PARA NORDESTE

LÚCIO ALCÂNTARA APONTA INSATISFAÇÃO DO NORDESTE COM PPA

Mozarildo pede mais recursos para o Norte e Nordeste

BB libera recursos do Pronaf Emergencial na região serrana do Rio

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE RECURSOS PARA PROGRAMAS SOCIAIS E PAPEL FISCALIZADOR DO SENADO