Maciel defende campanhas para redução do consumo de água



A importância da água e a crescente carência desse recurso natural em todo o planeta foram os assuntos que levaram o senador Marco Maciel (DEM-PE) à tribuna do Plenário nesta sexta-feira (27). Ele defendeu campanhas ecológicas para conscientizar a sociedade sobre a importância para a qualidade de vida.

- O fato de sermos um país rico em recursos hídricos não quer dizer que não devamos tratar essa questão como essencial ao país e ao desenvolvimento. Em meio a tantas carências, a ameaça de falta de água é a maior de todas, pois a água é um bem essencial à vida humana - afirmou Marco Maciel, lembrando que, apesar de 70% da superfície do planeta ser constituído de água, apenas 3% desse total é considerado potável.

O tema é tão importante que levou, recentemente, 15 mil pessoas a se reunirem no Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia, lembrou o senador por Pernambuco. Isso porque, segundo explicou Maciel, a falta crescente de água no planeta é um problema tão grande que já causa conflitos internacionais, políticos e até militares. Além disso, alertou o parlamentar, estudos estratégicos demonstram a tendência de aumento do problema, com repercussões imprevisíveis para o Brasil, país que detém 12% de toda a água doce do mundo.

Em seu pronunciamento, Maciel ressaltou ainda que a questão da água está também intimamente ligada à falta de saneamento básico e que esse problema, no Brasil, atinge metade da população.

- Com resultado nos altos índices de enfermidade por falta de higiene pública, só resolvido por meio de urgente política de saneamento básico, precisamos estar atentos para o fato de que esse é um assunto que envolve diretamente a questão da saúde pública - ressaltou Maciel.



27/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Medida incentiva redução do consumo de água

Senadores analisam incentivos à redução do consumo de água

Redução no consumo de água pode gerar desconto de até 48% na conta

Água de reúso: obtida por tratamento dos esgotos, gera redução de custos e é uma opção racional de consumo

Marco Maciel defende novo acordo internacional para redução de gases do efeito estufa

PATROCÍNIO QUER QUE O GOVERNO RETOME CAMPANHAS PARA COIBIR O CONSUMO DE ÁLCOOL