Maciel lamenta morte de Zélia Gattai e celebra aprovação de acordo ortográfico



O senador Marco Maciel (DEM-PE) lamentou, nesta segunda-feira (19), a morte da escritora e acadêmica Zélia Gattai, esposa do também escritor e acadêmico baiano Jorge Amado. O parlamentar encaminhou requerimento de voto de profundo pesar e a apresentação de condolências, em nome do Senado Federal, aos familiares da escritora, à Academia Brasileira de Letras e ao governo da Bahia.

- Zélia Gattai lega a todos nós uma mensagem de humanismo, confraternização das regiões do Brasil e dos povos do mundo por cima das fronteiras. Muito do memorialismo que escreveu foi em nações distantes, tornadas próximas pelo calor do coração com a luz da inteligência - afirmou.

Marco Maciel também celebrou a aprovação pela Assembléia da República de Portugal, o Parlamento unicameral de Lisboa, do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O senador ressaltou que esse acordo teve "simultaneidade" de lingüistas do Brasil, de Portugal e de países africanos lusófonos. Ele disse que, com a presença de Portugal entre os signatários, aguardam-se as adesões de Angola, Moçambique e Timor Leste.

- Não se pretende limitar as transformações de um idioma, porque elas são incontíveis. As línguas são de propriedade dos usuários. Eles as vão mantendo, ou modificando, no próprio ritmo interno das culturas. O que se visa nesta acordo ortográfico são as convergências fundamentais, antes que as divergências eventuais se convertam em definitivas e nos separem para sempre - observou.



19/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM Júnior lamenta morte da escritora Zélia Gattai

Sarney manifesta pesar pela morte de Zélia Gattai

Rádio Senado homenageia Zélia Gattai

José Sarney comenta discurso na ABL em memória de Zélia Gattai

Eduardo Siqueira Campos aplaude entrega de prêmio a Zélia Gattai

Marco Maciel defende entrada em vigor de acordo ortográfico