Maciel pede voto de aplauso pelos 80 anos de Brennand



O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou o transcurso, no dia 11 de junho, dos 80 anos do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, um dos mais renomados pintores, escultores e ceramistas brasileiros. Neste sentido, encaminhou requerimento de voto de aplauso ao artista - subscrito por vários outros senadores - justificando a importância da obra de Brennand para a difusão internacional da cultura brasileira.

Maciel lembrou que Francisco Brennand hoje é reconhecido no mundo artístico europeu como um dos maiores pintores contemporâneos. Afirmou que o próprio artista não se assumia propriamente como escultor ou ceramista. Dizia sempre: "sou mais um pintor", recordou o parlamentar por Pernambuco.

O parlamentar citou também o trabalho de Brennand como escritor. Disse que suas obras mostram, na melhor tradição humanista, a condição humana na sociedade.

Marco Maciel citou várias referências a Brennand, entre elas as palavras de João Cabral de Mello Neto, poeta brasileiro:

- João Cabral de Mello Neto, um dos muitos dos seus amigos, fala do ofuscante brilho do sol nordestino, dos sertões às praias; e, nele, aponta a origem da paixão dos nordestinos pela vida.



12/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede voto de aplauso a juiz aposentado do Piauí pelos seus 80 anos

Arthur Virgílio pede voto de aplauso ao maestro amazonense Nivaldo Santiago pelos seus 80 anos

Suplicy propõe voto de aplauso pelos cem anos do vôo do 14 Bis

Suplicy apresenta voto de aplauso pelos 50 anos do Teatro Oficina

Aprovado voto de aplauso pelos 80 anos do jornal Folha de S. Paulo

Alvaro Dias apresenta voto de aplauso pelos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu