Suplicy propõe voto de aplauso pelos cem anos do vôo do 14 Bis



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou em Plenário, nesta segunda-feira (30) requerimento de voto de congratulações e aplauso pela passagem do centenário do vôo do 14 Bis e pela contribuição de Santos Dumont à Ciência. O avião biplano alçou vôo, pela primeira vez, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle em Paris, na França.

- Um sonho não tem medida. Ao levantar no Campo de Bagatelle em Paris em 23 de outubro de 1906, há cem anos, Santos Dumont realizou um antigo sonho da humanidade: voar, manobrar no ar, dirigir e dominar o vento, ter a elegância de um pássaro - disse o parlamentar.

Suplicy lembrou que cinco anos antes, em 1901, Santos Dumont havia contornado a Torre Eiffel a bordo de um balão dirigível. Descreveu os fracassos de Santos Dumont com modelos construídos antes do 14 Bis, ressaltando que, mesmo assim, ele "não desistiu de dominar o vento".

Foi Santos Dumont ainda, recordou Suplicy, quem inventou o relógio de pulso - que encomendou ao amigo Cartier - para que pudesse conferir as horas sem sacar o relógio de bolso, mantendo as mãos livres para manobrar o seus aparelhos voadores.

Ao constatar a utilização do avião para fins bélicos, registrou o senador, Santos Dumont começa a sofrer de depressão, o que o levou ao suicídio.

Suplicy cumprimentou o jornal O Estado de S.Paulo pelo suplemento especial sobre Santos Dumont, destacando artigo de Daniel Pisa sobre o vôo bem-sucedido de Santos Dumont em setembro de 1909, em que no tempo de cinco minutos e meio atingiu velocidade de 90km/h a uma altitude de 196 metros, ambas recordes.

Comparato

Ao final de seu discurso, Suplicy manifestou preocupação com o estado de saúde do jurista Fábio Konder Comparato, que teria sido hospitalizado, e desejou a ele pronto restabelecimento. Elogiou a contribuição do jurista a dois projetos de sua autoria e salientou que este pretende apresentar, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) proposta de projeto de lei para criação da polícia judiciária.



30/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy apresenta voto de aplauso pelos 50 anos do Teatro Oficina

Maciel pede voto de aplauso pelos 80 anos de Brennand

Aprovado voto de aplauso pelos 80 anos do jornal Folha de S. Paulo

Alvaro Dias apresenta voto de aplauso pelos 30 anos da Diocese de Foz do Iguaçu

Mão Santa pede voto de aplauso a juiz aposentado do Piauí pelos seus 80 anos

Papaléo abre sessão desta segunda-feira com pedido de voto de aplauso pelos 250 anos de Macapá