Mães atendidas pelo SUS participam de pesquisa para avaliarem serviços prestados



A pesquisa, realizada por telefone, apresenta perguntas sobre atenção à saúde da mulher no pré-natal, parto, pós-parto e saúde da criança 

Desde maio do ano passado, mães atendidas pelo SUS estão sendo ouvidas pela Ouvidoria da Rede Cegonha. As mulheres são procuradas para que possam avaliar os serviços prestados, desde a descoberta da gravidez até o parto, além do acompanhamento médico da criança até os dois anos.

Durante este primeiro ano, 365.454 mulheres foram contatadas, sendo que 96.371 responderam a pesquisa que contém perguntas sobre atenção à saúde da mulher no pré-natal, parto, pós-parto e saúde da criança.

A pesquisa, que é feita pelo Disque Saúde 136 e inclui 38 perguntas relacionadas ao parto e período de gestação, apresenta ainda seis questões de perfil (idade, estado civil, raça/cor, escolaridade, renda familiar e se beneficiária do Programa Bolsa Família). Os questionários são aplicados pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP).

Maria Angélica Aben-Athar, coordenadora Geral de Pesquisa e Processamento de Demandas do Doges, destaca a importância da ação para a melhoria no atendimento da gestante no SUS. “A pesquisa visa qualificar a assistência prestada à mulher, evitando a peregrinação, a violência, o pagamento indevido, a falta do acompanhante, já que a Lei nº 11.108/2005 garante as parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito SUS. Ou seja, a ação da Ouvidoria é monitorar o programa”, afirma Angélica.

Pesquisa

Neste primeiro ano da implementação da pesquisa, 61,45% das cidadãs que responderam o questionário afirmaram que foram informadas do local que deveriam fazer o parto. Sobre a definição do parto no primeiro serviço, 82,31% asseguraram que tiveram o parto no primeiro serviço de saúde que procurou. Na atenção respeitosa no momento parto, 87,34% relataram terem sido atendidas com respeito e foram ouvidas e acolhidas nas suas necessidades.

O banco de dados é construído a partir dos dados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) de partos realizados pelo SUS, obtidos do Sistema de Informação Hospitalar do SUS. A pesquisa sobre a Rede Cegonha é realizada por meio telefônico, operacionalizado pelos teleatendentes da Central de Pesquisa e Acolhimento Humanizado de Manifestações do Doges – Dique Saúde 136. Os resultados apresentados nesta matéria são preliminares, uma vez que a pesquisa possui um caráter contínuo.