CAS deve votar proposta que amplia serviços prestados pelo SUS



As ações assistenciais e as atividades preventivas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) incluem aquelas executadas no âmbito de todas as profissões de saúde reconhecidas. É o que estabelece substitutivo do senador Edison Lobão (PFL-MA) a projeto de lei da Câmara que obriga a rede de unidades integrantes do SUS a prestar atendimento odontológico. A matéria deverá ser votada nesta quinta-feira (1º) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em reunião marcada para as 11h.

No parecer sobre o projeto, Lobão afirma que as ações e serviços públicos de saúde efetuados pelo SUS devem voltar-se para o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. Segundo a legislação vigente, as ações do SUS devem ser norteadas pelo caráter integral. "A lei sempre se refere à assistência à saúde do indivíduo, sem priorizar a assistência médica sobre as outras", afirma o relator.

Lobão acrescenta que, infelizmente, o cumprimento dessa diretriz é a exceção, e não a regra, nas unidades que compõem a rede do SUS: "Se a assistência médica já é insatisfatória, em grande parte das unidades o atendimento oferecido por outras áreas da saúde é praticamente inexistente".

Também estão na pauta da reunião da CAS o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que estende aos ferroviários da Rede Ferroviária Federal S.A. e da Companhia de Trens Urbanos, independentemente de data de admissão, o benefício da lei que dispõe sobre a complementação da aposentadoria de ferroviários; os projetos de lei dos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) que tratam da ratificação dos títulos de alienações ou de concessões de terras feitas pelos estados na faixa de fronteira; e os projetos de lei do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) e do ex-senador Pedro Piva que alteram o Código Brasileiro de Aeronáutico para explicitar a proibição do uso de cigarro, cigarrilha, charuto ou cachimbo em aeronaves brasileiras.

Ainda na pauta, requerimento apresentado pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP) para que seja suspensa a tramitação do projeto de lei da Câmara que dispõe sobre a responsabilidade técnica por cursos livres de lutas, natação e ginástica até que seja votada, pelos deputados, uma outra proposição que trata da mesma matéria.



31/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


IPT amplia testes e serviços prestados à indústria de embalagens

Mães atendidas pelo SUS participam de pesquisa para avaliarem serviços prestados

CDH deverá votar proposta que amplia mandato de conselheiro tutelar do município

CAE deve votar projeto que amplia direitos do consumidor

CAE deve votar na terça projeto que amplia pregão eletrônico

CDR deve votar projeto que amplia programa de habitação popular