Magno Malta anuncia apoio à investigação do desaparecimento de menina inglesa
O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, defendeu a ampliação das ações da comissão, visando à colaboração internacional para coibir a exploração sexual de crianças. Ao falar durante reunião do colegiado nesta quinta-feira (7), o senador anunciou apoio à investigação do caso da menina Madeleine McCann, desaparecida em Portugal há pouco mais de um ano, e a entrega ao embaixador da Índia, Hardeep Singh Puri, de dados sobre pedofilia naquele país.
Magno Malta anunciou que colocará à disposição das polícias da Inglaterra e de Portugal os dados sigilosos sobre pedófilos que utilizavam o site de relacionamento Orkut, obtidos pela CPI junto ao Google. Conforme observou, o material poderá ajudar a encontrar Madeleine McCann, uma vez que as autoridades britânicas consideram que a menina pode ter sido seqüestrada por encomenda de uma rede de pedófilos.
Ao comentar a audiência pública a ser realizada com o embaixador da Índia, aprovada pela CPI, o senador destacou a entrega de dados obtidos a partir da quebra de sigilo dos 3.261 álbuns fechados do Orkut. No processo de triagem do material, foram identificados mais de 40 álbuns com imagens pedófilas criados a partir de computadores localizados na Índia. Pelas informações que serão entregues, as autoridades indianas terão como localizar e identificar os responsáveis pelas imagens.
Novas investigações
Conforme informou Magno Malta, a CPI deverá receber, na próxima semana, material referente à quebra de sigilo de outros 18.330 álbuns fechados do Orkut, solicitados ao Google em julho. Os álbuns foram identificados a partir da triagem de denúncias feitas à organização não-governamental Safernet. Assim como ocorreu na primeira quebra de sigilo de álbuns do Orkut, a CPI contará com o auxílio da Safernet para a triagem do novo material a ser entregue pelo Google.
Em entrevista à Agência Senado, o presidente da Safernet, Thiago Tavares, informou que a entidade desenvolveu uma ferramenta para automatizar a identificação de imagens veiculadas na Internet, a qual será disponibilizada gratuitamente à CPI para a triagem de material pedófilo. Com o uso da nova ferramenta, Tavares espera efetuar a triagem dos 18.330 álbuns do Orkut até 15 dias após a entrega do material pelo Google.
Na reunião da CPI, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) ressaltou os avanços obtidos pela comissão e sugeriu a participação de Magno Malta em reunião do Parlamento do Mercosul para discutir as medidas a serem adotadas para ampliar o combate à pedofilia.
No mesmo sentido, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) destacou as contribuições da CPI para o aperfeiçoamento da legislação, ressaltando, entre outras proposições, o projeto (PLS 126/08) que altera o Estatuto do Estrangeiro para disciplinar a prisão preventiva para fins de extradição.
07/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta: CPI da Pedofilia vai ajudar na investigação de desaparecimento de crianças em Luziânia
Magno Malta pede investigação sobre arquivamento de denúncia de estupro na Bahia
Magno Malta pede investigação sobre pessoa flagrada "bisbilhotando" requerimentos da CPI da Pedofilia
Magno Malta quer investigação sobre problemas com urnas eletrônicas no Espírito Santo
Magno Malta agradece manifestações de apoio
Magno Malta já tem apoio suficiente para CPI dos Bingos