Magno Malta já tem apoio suficiente para CPI dos Bingos



O senador Magno Malta (PL-ES) já recolheu 32 assinaturas para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar atos de contravenção praticados pelos bingos no país. Na avaliação do senador, as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, acusado de cobrar propina do jogo do bicho para financiar campanhas eleitorais, também constituem um caso de contravenção, podendo, portanto, ser objeto de investigação da CPI dos Bingos.

- O senhor Waldomiro Diniz entranhou-se nas vísceras da contravenção juntamente com o senhor Cachoeira e com os irmãos contraventores que comandam parte do país, com seus caça-níqueis e bingos - afirmou.

Ao comentar os objetivos dessa CPI, Magno Malta observou que o fato determinante de sua criação não é o recolhimento de dinheiro para campanha eleitoral, mas a contravenção praticada pelos "bingueiros" e, também, pelo ex-assessor da Presidência da República.

Na esteira dessa CPI, o senador também está propondo a criação de uma frente parlamentar contra a legalização dos bingos no país.

- Não podemos legalizar e institucionalizar a lavanderia de dinheiro do narcotráfico e do crime organizado. Não podemos cometer essa indignidade contra a nação brasileira - declarou. Em vez de conferir legalidade a uma atividade associada à contravenção, Magno Malta defendeu o endurecimento de penas e o arresto de bens do narcotráfico e do crime organizado.

Magno Malta comentou ainda ter apresentado projeto de decreto legislativo, em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propondo a anulação da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) relativa ao cancelamento da compra da Garoto pela Nestlé. Segundo afirmou, é preciso "bloquear uma ação infeliz, nefasta, contra três mil empregos diretos e doze mil empregos indiretos no Espírito Santo".

Ele lamentou uma decisão contrária a investimentos produtivos em um estado que tenta se reerguer após dois anos de sofrimento com as mazelas impostas pelo crime organizado.





18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede cumprimento de acordo para não barrar relatório da CPI dos Bingos

Magno Malta protocola requerimento da CPI dos Bingos

Magno Malta reafirma posição contrária aos bingos

Magno Malta votou a favor do fim dos bingos por convicção religiosa

A pedido de líderes, Magno Malta adia requerimento da CPI dos bingos

CPI dos Bingos: Magno Malta só apresentará requerimento depois do carnaval