Magno Malta critica cartilha do Ministério da Saúde sobre drogas
O senador Magno Malta (PR-ES) criticou em Plenário, nesta terça-feira (17), uma cartilha do Ministério da Saúde que ensina usuários de drogas a consumir essas substâncias com segurança a fim de evitar doenças.
Na opinião do parlamentar, a distribuição do manual em escolas, em vez de produzir o efeito pretendido pelo Ministério da Saúde de proteger crianças e adolescentes, acabará funcionando como incentivo ao consumo de entorpecentes. As ilustrações de pessoas consumindo drogas, contidas no material produzido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), na avaliação de Malta, são o principal problema da cartilha.
Apontando a cartilha, o senador mostrou fotos que, segundo ele, "ensinam a usar cocaína" e "a fumar crack". Magno Malta informou que na instituição em que trabalha na recuperação de drogados, adolescentes disseram que, quando pegaram a cartilha, tentaram seguir as instruções "para ver se dava certo".
Pedofilia
Magno Malta anunciou ainda que na próxima sexta-feira (20) deverá visitar a cidade de Sorocoba, em São Paulo, para reunir informações sobre o caso do servidor da prefeitura do município paulista, Januário Renna, acusado de abusar de crianças.
O senador anunciou também a realização de eventos contra a pedofilia nas cidades nordestinas de Paulo Afonso e Juazeiro.
Em apartes, José Nery (PSOL-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Mão Santa (PSC-PI) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Magno Malta.
17/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta critica cartilha sobre drogas do Ministério da Saúde
Magno Malta critica Minc e FHC por defenderem legalização de drogas
Magno Malta critica Ministério Público por denúncia que associa traficantes a igrejas evangélicas
Magno Malta critica enquete sobre PLC 122/06 no site do Senado
Magno Malta critica ministro Gilberto Carvalho por declaração sobre evangélicos
Magno Malta destaca luta contra a violência e as drogas