Magno Malta critica enquete sobre PLC 122/06 no site do Senado
O senador Magno Malta (PR-ES) criticou em Plenário nesta quarta-feira (2) a enquete que ficou no ar no site da Agência Senado durante o mês de novembro, sobre o projeto de lei da Câmara 122/06, que criminaliza a homofobia. O senador questionou se houve violação da pesquisa durante o fim de semana e reclamou da forma como a consulta foi feita.
De acordo com Magno Malta, a enquete teria saído do ar durante o último fim de semana, sendo novamente disponibilizada com números diferentes. Ele também questionou a anulação dos votos dados durante a primeira semana de novembro, por suspeita de fraude.
O parlamentar também criticou a pergunta usada na enquete: "Você é a favor do PLC 122/06, que torna crime o preconceito contra homossexuais?". De acordo com Magno Malta, a pergunta induzia o voto à opção "Sim", já que, em sua opinião, ninguém seria a favor da discriminação.
O resultado da enquete foi divulgado nesta terça-feira. Do total de 465.326 votantes, 51,54% se declararam contrários à aprovação do PLC 122/2006 e 48,46%, a favor. As enquetes da Agência Senado são feitas em parceria com a Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop) do Senado.
O PLC 122/06, que foi recentemente aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e atualmente está em debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), estabelece penas para quem discriminar ou induzir à discriminação de homossexuais, restringir seu acesso a bares e restaurantes ou impedi-los de expressar sua afetividade em lugares públicos ou privados abertos ao público. Em seu relatório, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) modificou o projeto para incluir pessoas com deficiência e idosos entre as protegidas contra discriminação.
02/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta critica retirada de petição em 'site' Avaaz
Magno Malta critica cartilha do Ministério da Saúde sobre drogas
Magno Malta critica cartilha sobre drogas do Ministério da Saúde
Magno Malta critica ministro Gilberto Carvalho por declaração sobre evangélicos
Paim anuncia enquete em seu site sobre proposta do governo para aposentadorias e pensões
Magno Malta critica ministros de Dilma