Magno Malta critica pedido de intervenção no Espírito Santo
O senador Magno Malta (PR-ES) criticou o presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão ligado ao Ministério da Justiça, Sérgio Salomão Shecaira, por ter encaminhado à Procuradoria Geral da República um pedido de intervenção no estado do Espírito Santo. O argumento usado foi a precariedade das cadeias (pessoas são presas em contêineres) e a constatação de tortura e esquartejamento nos presídios capixabas.
- O senhor Salomão deve ler uma entrevista do ministro da Justiça, Tarso Genro, dizendo que o Espírito Santo é um dos estados que mais tem investido no sistema prisional. São 180 milhões de reais, contra 22 milhões do governo federal - disse.
Magno Malta afirmou ainda que o pedido de intervenção "é um espalhafato desnecessário" e sugeriu à imprensa que pergunte "ao senhor Salomão quem ele vai indicar para governar um estado que é bem administrado". O senador disse ainda que o presidente do CNPCP "não teve coragem de pedir intervenção no Rio de Janeiro".
O senador afirmou que uma parte dos problemas dos presídios do país será resolvida pela implantação do sistema de rastreamento eletrônico (pulseira que detecta onde está o preso), permitindo que o "preso ocasional" saia das celas onde estão os "presos de mente criminosa". Para ele, assim o "preso ocasional" terá a chance de se reintegrar à sociedade. Esse rastreamento eletrônico, lembrou Magno Malta, foi aprovado recentemente pelo Senado.
21/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Magno Malta cobra fim de pedágio em duplicaçao de BR no Espírito Santo
Magno Malta quer nova rodovia no Espírito Santo
Magno Malta destaca falta de telefonia celular no Espírito Santo
Magno Malta comemora projeto de vilas olímpicas no Espírito Santo
Magno Malta comemora projeto de vilas olímpicas no Espírito Santo
Magno Malta quer instalação de refinaria de petróleo no Espírito Santo