Magno Malta defende prevenção como forma de combate ao 'crack'



O senador Magno Malta (PR-ES) destacou em Plenário nesta terça-feira (20) a iniciativa da Prefeitura Municipal de Vila Velha, em seu estado, o Espírito Santo, que lançou uma campanha de combate ao crack na cidade. A primeira ação do município foi a retirada de viciados das ruas, que serão internados em comunidades terapêuticas. O passo seguinte será uma grande campanha de prevenção à droga, com a participação do governo, Justiça e sociedade civil.

Segundo o senador, 30 dependentes foram recolhidos em Vila Velha na primeira ação. Essas pessoas passarão por uma triagem e, se aceitarem o tratamento, serão encaminhados a centros de reabilitação. O custo do tratamento será bancado por líderes religiosos do município, que vão apadrinhá-las.

O projeto, disse Magno Malta, foi possível porque tanto o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, quanto o coordenador de Defesa Social, Ledir Porto, participaram com ele em suas ações de reabilitação de dependente químicos. Ledir Porto, inclusive, é uma ex-dependente recuperada.

Magno Malta alertou, no entanto, que a ação de retirada de viciados das ruas virá acompanhada de uma ação ainda mais importante no combate ao crack: a prevenção. Para o senador, é pela informação que se forma os cidadãos.

- O grande drama das famílias hoje é a falta de informação. Você quando faz uma campanha de combate à dengue, você não faz planfetos? Sobre câncer de mama, vacinação? Então, se um prefeito fizesse os panfletos, e essa campanha preventiva chegasse a uma só pessoa, ela já teria sentido - disse o senador.

A campanha de Vila Velha partirá das secretarias municipais de Educação, de Esportes e de Defesa Social, com apoio da Justiça e da imprensa local. Magno Malta disse torcer para que a ação não seja apenas do prefeito Neucimar Fraga, ou de secretarias e entidades, mas de cada pai que se preocupe com o assunto.

- Eu entendo que esta ação vai virar um exemplo para o Brasil, para que cada município copie Vila Velha nessa ação integrada - afirmou.

'Royalties'

O senador do Espírito Santo também avisou que vai defender seu estado até o fim na discussão da partilha dos royalties do petróleo. Magno Malta afirmou que a riqueza do pré-sal foi ofertada ao Brasil para ajudar o país a resolver seus problemas e não para criar "afastamento e rivalidade entre os estados". O senador classificou ainda como "assassina e covarde" a emenda aprovada à Lei do Pré-sal, que determina a divisão dos royalties entre todos os estados do país.



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Royalties': Rio e Espírito Santo podem ter fechamento de estradas como forma de protesto, diz Magno Malta

Magno Malta defende aprovação de projeto de combate à pedofilia para garantir efetividade da Operação Carrossel

Jefferson Peres defende o combate à informalidade como forma de viabilizar o crescimento econômico

Magno Malta pede que próximo presidente invista mais em prevenção ao uso de drogas

Oficina em SP discute ações prevenção e combate ao crack

Magno Malta faz balanço de mandato como senador