Magno Malta propõe incentivo a policiais por armas apreendidas



O senador Magno Malta (PL-ES) qualificou o projeto que institui o Estatuto do Desarmamento, proibindo o porte de arma pelo cidadão comum em todo o país, como -da mais alta relevância para a sociedade brasileira-. Ele também propôs aos governadores a criação de um incentivo pela apreensão de armas de pequeno calibre, o que ajudaria a combater a corrupção entre policiais que costumam revender esses armamentos e, assim, alimentam a rede de violência e criminalidade.

- O Senado está de parabéns pela aprovação desse instrumento, cabendo ao Judiciário agora fazê-lo ser cumprido com rigor - assinalou. Embora o poder público procure, como iniciativas do gênero, responder aos anseios da população por segurança, Magno Malta também chamou a sociedade a assumir sua parcela de responsabilidade, lembrando que cabe à família a formação do caráter do cidadão.

Mesmo reconhecendo a importância desse instrumento, o senador pelo Espírito Santo sustentou que a solução para a crise na segurança pública não se esgota com a aprovação do Estatuto do Desarmamento. Uma saída complementar seria a criação de um incentivo financeiro a ser pago ao policial por cada arma apreendida. Além de reforçar os vencimentos do servidor, a medida seria um golpe no repasse de armas usadas em pequenos assaltos, roubos e crimes passionais.

- Se houver esse incentivo, haverá uma avalanche de armas devolvidas - afirmou.



23/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede ao governo que cumpra acordo de reposição salarial dos policiais federais

Magno Malta propõe criação de rodovia

Magno Malta propõe exame toxicológico de motoristas

Magno Malta propõe criação de inteligência penitenciária

Magno Malta propõe pena máxima para pedófilo

Magno Malta propõe digitalização de documentos públicos e particulares