Magno Malta quer fortalecer comunidades terapêuticas que tratam usuários de drogas



O senador Magno Malta (PL-ES) anunciou que criará nesta sexta-feira (26) uma Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas e pediu o apoio dos demais senadores para a iniciativa. Ele afirmou que essas comunidades têm sido a válvula de escape das famílias que precisam lidar com parentes consumidores de drogas, apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter baixado resolução há dois anos determinando o fechamento de todas essas entidades e repassando a responsabilidade do tratamento a drogados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

- Não estão conseguindo nem atender um cidadão com um pé cortado e agora vão cuidar dos drogados? - questionou.

Magno Malta lembrou que ao criar a Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o tráfico de drogas no Brasil estaria eliminado em dez anos.

- No final do governo, o orçamento da Senad tinha R$ 68. Ele perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado - disse o senador.

Para Magno Malta, o combate ao uso de drogas deve ter como base políticas preventivas a partir das escolas e das famílias.

- A informação forma o indivíduo. O uso e o abuso das drogas é fruto da desinformação - afirmou.

O senador disse ainda que também falta uma legislação adequada, pois a atual beneficia o tráfico por não dar alternativas ao juiz para estabelecer uma correção efetiva ao usuário de drogas.

- Quando passamos a mão na cabeça do cliente, a empresa se fortalece. Quando passamos a mão na cabeça do usuário de drogas, fortalecemos o tráfico - observou.

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) ressaltou a necessidade de o país planejar políticas públicas que combatam o narcotráfico e todas as atividades relacionadas. Elçe defendeu uma política para as fronteiras, "por onde passam o contrabando, as armas e as drogas em direção aos grandes centros".



25/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunidades terapêuticas que tratam viciados em drogas reagem a restrições governamentais

Malta quer restabelecer pena de prisão para usuários de drogas

Combate às drogas requer políticas transversais e valorização das comunidades terapêuticas, diz Ana Amélia

Governo quer incluir comunidades terapêuticas para tratar dependentes químicos

Anvisa altera regras para comunidades que atendem usuários de drogas

Magno Malta destaca luta contra a violência e as drogas