Malta quer restabelecer pena de prisão para usuários de drogas



O senador Magno Malta (PR-ES) criticou nesta terça-feira (6) a atual lei antidrogas, sobretudo no que se refere ao fim da aplicação da pena de repressão para usuários de drogas. Ele informou ao Plenário que apresentará, em breve, um projeto de lei com o objetivo de "corrigir essa distorção".

- Porque toda cocaína tem sangue, todo crack tem sangue. Todo papelote cheirado deixou viúva pelo caminho. Alguém chorou, alguém foi corrompido para que esse engraçado ou essa engraçada cheirasse um papelote ou fumasse um baseado no final de semana - frisou o senador.

Malta elogiou matéria da jornalista Cláudia Feliz, publicada na segunda-feira (5) no jornal A Gazeta, de Vitória, no Espírito Santo, que traz entrevista com o delegado Daniel Veras, da Delegacia de Repressão ao Entorpecente, no estado, para quem a atual legislação, com o fim da prisão para os usuários, "só ajuda o crime". O senador manifestou sua alegria por não estar "falando sozinho" nem "pregando no deserto".

O senador ressaltou que são os consumidores de drogas que acabam financiando - indiretamente - os assaltos a bancos, o tráficos de drogas e os seqüestros-relâmpago que atemorizam a sociedade.

Estado de greve na PF

Magno Malta também solicitou ao ministro da Justiça providências imediatas para evitar que a Polícia Federal, que já decretou estado de greve, venha a efetivar a paralisação anunciada. As reivindicações da PF, disse Malta, "são razoáveis e podem ser atendidas". Ele afirmou que as promessas não cumpridas pelo governo levaram a categoria a decretar o estado de greve.

- Se a PF entrar em greve, certamente haverá caos na segurança pública, o que eu registro com muita preocupação - alertou o senador.

Por último, Magno Malta solicitou ajuda ao Ministério da Integração Nacional para as cidades de São José dos Calçados, Mimoso do Sul e Cachoeiro do Itapemirim, em seu estado, que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias.



06/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova projeto que acaba com pena de prisão para usuários de drogas

Magno Malta quer fortalecer comunidades terapêuticas que tratam usuários de drogas

Comissão vai analisar projeto que restabelece prisão para usuários de drogas

CCJ homenageia Maciel e analisará projeto que restabelece prisão para usuários de drogas

Magno Malta diz que vai propor tipificação do crime de pedofilia e pena de 30 anos de prisão

Demostenes quer ampliar limite de pena de prisão para 40 anos