Magno Malta questiona validade da divisão dos 'royalties' conforme relatório de Vital do Rêgo



O senador Magno Malta (PR-ES) questionou a validade jurídica da divisão dos royalties do petróleo conforme previsto no substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011. O senador afirmou, na discussão da matéria, nesta quarta-feira (19), que "é zero" a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar válida a divisão.

O senador lembrou que sua mãe costumava citar a frase "pau que dá em Chico dá em Francisco" para pedir um tratamento isonômico entre duas situações iguais. Magno Malta pediu o mesmo tratamento entre as unidades da federação e disse que outros estados poderão também ser chamados a dividir riquezas.

- Não é pra dividir tudo? Então vamos dividir tudo com todo mundo E quando formos discutir os royalties dos minérios? Todos os estados também poderão querer uma zona franca? - questionou o senador.

Magno Malta também criticou o governo federal que, segundo ele, deveria "abrir mão de alguns bilhões de reais" para evitar a situação de tensão no Senado. O parlamentar ainda classificou a Emenda Ibsen, que também destina recursos dos royalties do petróleo para os estados não produtores, de "safada e assassina". A emenda foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Nosso estado é pequeno e vai perder R$ 1,2 bilhão para investir - lamentou.

'Passamos de bestas'

Magno Malta lembrou que o senador Wellington Dias (PT-PI), autor do PLS 448/2011, esteve no Espírito Santo para falar sobre a divisão dos royalties do petróleo, dizendo que "o povo foi enganado com a visita, pois pensou que era verdade, mas não era".

- Gosto demais dele, mas nós passamos de bestas. O senador [Wellington Dias] brincou com o sentimento do povo. Mas, um dia, pau que dá em Chico dá em Francisco - disse Magno Malta.

O senador Wellington Dias rebateu as acusações de Magno Malta e reafirmou seu apreço pelo povo do Espírito Santo. Magno Malta continuou falando ao mesmo tempo em que Wellington Dias ocupava o microfone, e o colega lamentou que ele não tivesse equilíbrio para ouvi-lo.



19/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta diz que relatório de Vital do Rêgo sobre 'royalties' é 'nefasto' para estados produtores

Vital do Rêgo altera substitutivo sobre divisão dos 'royalties'

Magno Malta diz ter recebido de Dilma promessa de que divisão de 'royalties' será revista

Para Lindbergh, Rio de Janeiro 'quebra' com proposta de Vital do Rêgo para divisão dos 'royalties'

Vital do Rêgo começa a responder perguntas sobre relatório a projeto dos 'royalties'

Ana Rita pede que Vital do Rego reveja seu relatório sobre distribuição de 'royalties'