Maguito anuncia aprovação de homenagem ao Duque de Caxias



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) registrou em Plenário, nesta terça-feira (dia 14), a aprovação, pela Comissão de Educação (CE), de projeto de sua autoria pela inscrição do nome de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no Livro dos Heróis da Pátria. Com isso, informou, o nome do Duque de Caxias estará depositado no Panteão da Liberdade da Democracia, localizado em Brasília.

O senador explicou que no Livro dos Heróis da Pátria constam nomes de grandes vultos da história nacional, tais como Tiradentes, D. Pedro I e Zumbi dos Palmares, entre outros. Faltava, no entanto, o nome do Duque de Caxias, marechal e ex-senador que comandou as tropas brasileiras na Guerra do Paraguai e foi saudado como o patrono do Exército brasileiro.

- Talvez seja Luís Alves de Lima e Silva um dos poucos brasileiros que carrega em sua trajetória a envergadura de um verdadeiro herói, em todas as suas nuanças: coragem, arrojo, determinação e um amor inquestionável à pátria brasileira - salientou Maguito Vilela.

14/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito homenageia bicentenário do Duque de Caxias

Maguito Vilela destaca discurso do comandante do Exército em homenagem a Caxias

Lobão homenageia bicentenário do Duque de Caxias

Duque de Caxias e Macaé continuam em alerta máximo por conta das chuvas

Tuma enaltece Duque de Caxias como herói da história nacional

Empreendedor Individual: Duque de Caxias, Guarulhos e Campinas lideram municípios com melhor desempenho