MAGUITO CONDENA APLICAÇÃO DE MULTAS ELEITORAIS
O senador Maguito Villela(PMDB-GO) criticou, nesta quinta-feira (dia 14), em plenário, o procedimento da JustiçaEleitoral, que vem aplicando multas a políticos sob a alegação de que estariampromovendo campanha eleitoral fora do período permitido. Maguito afirmou que ospolíticos não têm como controlar os eleitores, que manifestam sua intenção de apoiardeterminado candidato a qualquer momento. Diante dessa situação, o senador sugeriu que oCongresso altere a legislação vigente sobre o assunto.
Maguito narrou que, nos últimos dias, percorreu o Entorno de Brasília e todo o estado deGoiás, quando viu muros pintados e camisetas com sua fotografia e com mensagens indicandoseu nome ao governo estadual em 2002. Por esse motivo, Maguito prevê que deve ser multadonovamente pela Justiça Eleitoral.
- Como eu controlo essa situação? Como vamos impedir o povo de se manifestar em favordeste ou daquele candidato, mesmo que as eleições sejam apenas em 2002? Isso independeda vontade do político. Que culpa tenho eu? Esse é um problema do Senado, um problema doCongresso e nós temos que mudar essa legislação afirmou.
O senador disse que foi multado em mais de R$ 300 mil nas últimas eleições, apesar deter feito uma campanha "humilde". Se tivesse que pagar as multas, continuou,teria que vender todo o seu patrimônio.
14/09/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ANISTIADAS AS MULTAS ELEITORAIS DE 96 E 98
CONGRESSO DERRUBA VETO DE FHC À ANISTIA DE MULTAS ELEITORAIS
15 SENADORES DISCUTIRAM PROJETO QUE ANISTIOU AS MULTAS ELEITORAIS
PLENÁRIO VOTA TERÇA-FEIRA ANISTIA A MULTAS ELEITORAIS
Governo prorroga decreto que impede aplicação de multas a desmatadores
Aplicação de multas da Anatel não é postura ideal, afirma Walter Pinheiro