Maguito diz que o Brasil está envelhecendo mais rápido
Esse fato, segundo o senador, leva a duas conclusões:
- Uma delas, animadora, porque indica que o brasileiro está vivendo mais. A expectativa de vida em 1950 era de 43 anos, hoje chega a 68. A outra é preocupante: 75% dos idosos ganham no máximo três salários mínimos por mês.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro milhões de idosos com mais de 60 anos trabalham no Brasil, número que dobrou nos últimos 12 anos, conforme registrou o senador. Desse contingente, apenas 12% possui carteira assinada, enquanto o resto trabalha por conta própria ou faz "bicos", como forma de se sustentar.
Para o senador, isso acontece porque os idosos enfrentam um sistema previdenciário caótico, injusto e ultrapassado, que necessita urgentemente de ser revisto. Segundo o representante de Goiás, uma pessoa que lutou a vida toda não pode chegar à velhice com uma aposentadoria miserável.
Maguito Vilela lembrou que foi com base em preceitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) que Goiás criou o Vila Vida, projeto que vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1.500 idosos no estado. Segundo relatou, o projeto teve sua implantação iniciada pelo ex-governador Iris Rezende e continuada durante a gestão do próprio Maguito, quando governador.
27/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Funcionalismo público está envelhecendo, diz estudo
Paim lembra que população está envelhecendo e chama atenção para direitos dos idosos
Dilma: "Apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando"
Diagnóstico mais rápido de tuberculose
Brasil produzirá kit para diagnóstico rápido de HIV
Tecnologia 4G oferecerá serviço até dez vezes mais rápido