Dilma: "Apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando"
A presidenta Dilma Rousseff disse neste domingo (29), durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que em 2014 o padrão de vida dos brasileiros vai ser ainda melhor. Dilma afirmou que as dificuldades enfrentadas não foram capazes de interromper o ciclo positivo que o País vive e que tem garantido que a vida dos brasileiros melhore gradativamente a cada ano.
"Sinto alegria de poder tranquilizar vocês dizendo-lhes que entrem em 2014 com a certeza que o seu padrão de vida vai ser ainda melhor do que você tem hoje. Sem risco de desemprego, podendo pagar suas prestações, em condições de abrir sua empresa ou ampliar o seu próprio negócio. Entrem em 2014 com toda energia e otimismo e com a certeza de que a vida vai continuar melhorando".
No pronunciamento, Dilma Rousseff falou sobre a firme ação do governo para garantir o equilíbrio fiscal, reduzir os impostos, diminuir a conta de luz e facilitar o crédito e lembrou que o Brasil alcançou em 2013 o menor índice de desemprego da história.
"Não deixamos em nenhum momento de lutar em favor de todos os brasileiros em especial dos que mais precisam. Com o olhar muito especial para os jovens, para as mulheres e para os negros (…) reforçamos o programa Brasil sem Miséria e estamos a um passo de acabar com a pobreza absoluta em todo o território nacional".
Em relação ao cenário econômico, a presidenta disse que é preciso agir sempre de forma produtiva e positiva tentando buscar soluções e não ampliar os problemas. Segundo Dilma, se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, podem inibir investimentos e retardar iniciativas.
"Digo aos trabalhadores e empresários que continuo disposta a ouvi-los em tudo que for importante para o Brasil. Digo aos trabalhadores e aos empresários que apostar no Brasil é o caminho mais rápido para todos saírem ganhando. O governo está atento e firme em seu compromisso de lutar contra a inflação e de manter o equilíbrio das contas públicas. Sabemos o que é preciso para isso e nada nos fará sair desse rumo".
Em seu discurso, a presidenta destacou as oportunidades que os jovens de hoje têm, com defesa do emprego e valorização do salário do trabalhador. Lembrou que é para o cidadão que pega duro no batente todos os dias que cobra de seu governo resultados ainda mais rápidos e bom desempenho. "Não existe nada mais importante para mim do que ver as famílias brasileiras melhorando de vida, mais felizes, mais tranquilas e mais satisfeitas com o fruto do seu trabalho".
A presidenta lembrou ainda da viabilização da exploração do pré-sal, que destinará mais recursos para a educação e para a saúde. A melhoria de infraestrutura do País, com parcerias com o setor privado para a construção e ampliação de estradas, portos e aeroportos, também foi mencionada pela presidenta.
Na área da saúde, o programa Mais Médicos foi um dos destaques do ano de 2013. A presidenta ressaltou que hoje a população tem a sua disposição 6.658 novos médicos em 2.177 cidades beneficiando cerca de 23 milhões de pessoas. Em março serão 13 mil médicos e mais de 45 milhões de brasileiros e brasileiras beneficiados.
Já na área de educação, Dilma afirmou que além de ofertar mais vagas e mais qualidade em todos os níveis de ensino, aumentou o número de creches e escolas de tempo integral, de universidades e escolas técnicas, e consolidou programas decisivos para a formação profissional e o emprego como o Pronatec e o Ciência sem Fronteiras. "O Pronatec já beneficiou mais de 5 milhões de jovens e adultos com cursos técnicos e de qualificação profissional. E o Ciência sem Fronteiras ofereceu 60 mil bolsas a estudantes brasileiros em alguma das melhores universidades do mundo," destacou.
De acordo com Dilma, programas voltados às classes média e baixa como o Minha Casa Minha Vida, Brasil sem Miséria e Viver sem Limites transformaram-se nos mais exitosos programas do gênero no mundo.
A presidenta concluiu o pronunciamento com uma mensagem de otimismo sobre o futuro do País e desejando um ano novo cheio de felicidade e prosperidade para todos os brasileiros.
“O Brasil tem passado, tem presente e tem muito futuro. Existem poucos lugares no mundo onde o povo tenha melhores condições de crescer, melhorar de vida e ser mais feliz. É isso que sinto Brasil afora, é isso que sinto coração adentro”.
Confira a íntegra do pronunciamento.
29/12/2013 21:53
Artigos Relacionados
Dilma afirma que Brasil é outro com programa Luz Para Todos
Dilma: 'Vou honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos'
Dilma renova compromisso de proteger os mais frágeis, governar para todos e honrar as mulheres
Maguito diz que o Brasil está envelhecendo mais rápido
Metalúrgicos do ABC estão mais escolarizados e ganhando melhor, revela Dieese
Valter Pereira: Dilma terá que decidir se mantém o atual sistema de saúde para todos ou adota um modelo 'mais realista'