Maguito elogia prestígio de Lula no exterior



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) elogiou nesta terça-feira (4) em Plenário a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem repercutido positivamente no exterior. Pesquisa feita pela Escola de Negócios de Miami com 537 representantes da elite econômica e intelectual das Américas apontou Lula como o líder mais respeitado do continente, à frente inclusive do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

De acordo com os dados apresentados pelo senador, Lula obteve 34% dos votos, o dobro do segundo colocado, o chileno Ricardo Lagos. O trabalho de Lula em favor dos países emergentes da América Latina foi reconhecido e aprovado em toda a região por 69% dos entrevistados.

Para Maguito, a grande repercussão da atuação de Lula, inclusive nos organismos internacionais, traz muitos benefícios ao país, sobretudo porque atualmente as decisões sobre investimentos levam em conta mais a credibilidade dos países do que o seu potencial natural.

- A presença de um líder forte e respeitado é a maior garantia que um investidor pode querer na hora de definir onde vai colocar seu dinheiro e gerar empregos - disse Maguito.

Além de trabalhar para resgatar a maior dívida do país, a social, Lula, na opinião de Maguito, provou em dez meses sua capacidade administrativa, equilibrando a economia, implementando um necessário ajuste fiscal e fazendo avançar reformas fundamentais para o país.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) criticou Lula por investir na África e na América Latina recursos que o país precisa para resolver seus próprios problemas. O parlamentar baiano observou que o programa Fome Zero, tão propagandeado pelo atual governo, foi criado pelo Congresso Nacional, que aprovou em 2001 o Programa de Erradicação e Combate à Pobreza, de cujos recursos o Fome Zero estaria se abastecendo.

O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) também chamou a atenção para a situação social brasileira, lembrando que enquanto Lula anuncia ajuda a Angola, os jovens brasileiros afro-descendentes morrem vítimas da violência. Já o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) criticou Lula por não dar um passo adiante numa agenda - o ajuste fiscal - inaugurada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele lembrou que o atual governo tentou tirar R$ 4 bilhões da saúde no orçamento, mas foi impedido pelo Congresso.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito Vilela exalta feitos e elogia primeiro ano do governo Lula

Saturnino elogia desempenho do presidente Lula no exterior

Maguito diz que PMDB vai apoiar Lula

MAGUITO ELOGIA NOVA LEI DO ESPORTE

Lula mudou as feições do país, diz Maguito

Maguito apóia audiências populares de Lula